JOVEM PAN PENÁPOLIS

Com 38ºC, Penápolis registra a maior temperatura desse ano

Cidade

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Se o sol nasce para todos, a sombra é artigo de luxo neste verão. Na quinta-feira (15) da  semana passada, Penápolis registrou a maior temperatura da estação e de 2015, com 38 graus, por volta das 15h; no ponto de medição meteorológica no Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). Muita gente tentou se esconder dos raios ultravioletas, mas nem todos tiveram a mesma sorte. Padeiros, garis, carteiros, e agentes da zona azul são alguns dos exemplos que com toda certeza criam alternativas para driblar o calor. Se alguns sofrem com a alta temperatura, outros estão em profissões cobiçadas, como o dono de uma sorveteria se torna um sonho diante do sol a pino. Durante o dia, os penapolenses reclamam muito de ter que enfrentar o sol. Como dizia antigamente: Tem um sol para cada pessoa. Mesmo assim, muitos deles que preferem o calor do que o frio não se adaptaram com os fortes raios do sol.
Nos termômetros do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) foi registrada a maior alta em 2015, dando picos durante a tarde, ficando nas casas de mínimo de 33º C e máximo de 34º C. O índice de raios ultravioletas é considerado extremo e as altas temperaturas devem continuar até o fim de semana.
Para a agente da zona azul, Carmen Lídia Silva da Silveira, 56 anos, o sol é um dos empecilhos de seu trabalho. Ela fica pouco mais de cinco horas em pé pelas ruas do centro fazendo o controle de carro que estacionam na zona demarcada.
"Trabalho há cinco anos na zona azul e nunca tinha visto um sol tão forte como está registrando esse do início desse ano. Sem contar que ainda não tem chuva".
A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Penápolis mantenedora do projeto fornece aos seus colaboradores a possibilidade de usar protetor solar.
"A empresa nos fornece o protetor solar e boné que nos ajuda nos proteger do sol, quando dá sempre procuro uma sombria pra ficar. às vezes, fico na frente das Casas Bahia para me refrescar com as cortinas de ar que fica na porta da loja", comenta.
Segundo ela, o trabalho não é tão exaustivo, entretanto, chega em casa queimando. "O trabalho não é tão cansativo assim, mas o fato de ficar no calor nos deixa fadigada. Já teve de ter que refrescar meu rosto e molhar o colete para aguentar o sol da tarde, mas meia hora depois já estava seco".
Carmem comentou ainda que pega a brasa da tarde, pois, entra às 12h45 e sai às 17h30, sendo que neste horário de verão, o sol está se pondo apenas às 20h.
Já para o proprietário da sorveteria ´Palácio do Sorvete´, Gabriel Poletti Scalice, a região é de muito calor e isso favorece a venda de sorvetes. "É impressionante como vende sorvete, nós percebemos que no período de frio, o consumo diminui consideravelmente, chegando a casa de um 60%".
Mas segundo ele, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são melhores meses de vendas. "Não temos dúvida disso, esses meses são pra gente os melhores do ano. Pode ser de manhã, de tarde ou a noite, a nossa sorveteria tem muita gente", salienta.
A produção de sorvetes só tem aumentado, principalmente, os de palitinho que na facilidade de comprar e se refrescar na rua faz a alegria de pais e filhos.
Uma das opiniões dos penapolenses é frequentar a praça Dr. Carlos Sampaio Filho, num final de tarde. Muitos deles acabam ficando próximos à fonte luminosa, pois, dali jorra água que acaba refrescando a praça num todo. Alguns até arriscam entrar na água da fonte para se refrescar.
  Calor e nada de chuva

Ao que tudo indica, a tendência é que as temperaturas continuem aumentando, segundo os meteorologistas. Hoje e amanhã, por exemplo, em Penápolis, o dia deve ter sol com algumas nuvens, sem previsão de chuva. A mínima prevista é de 23º C e a máxima, de 36º C.
Para terça-feira e quarta-feira está prevista chuva à tarde. Na quinta não chove, mas na sexta-feira, 23, haverá chuvas, mas a temperatura será de 33ºC a máxima e 25ºC a mínima.
Com o sol brilhando de forma intensa, emitindo níveis altíssimos de raios UV, a sensação térmica pode ser maior, chegando próxima aos 40 graus. RF)

Com sol escaldante, cuide-se contra o câncer de pele

Os dias mais longos e as altas temperaturas de verão atraem as pessoas para as praias e atividades ao ar livre. Mas o convívio nesse ambiente saudável de contato com o sol exige um cuidado especial para proteger a pele e evitar o surgimento do câncer de pele, doença que ataca 188 mil brasileiros ao ano, segundo o Ministério da Saúde. A mais grave forma de câncer de pele, o melanoma, pode levar à morte a partir de uma simples e pequena pinta.
A exposição exagerada ao sol é o principal fator que pode comprometer definitivamente a nossa saúde. O problema pode, porém, ser facilmente evitado se alguns cuidados forem observados.
PROTEJA-SE

• Além de óculos de sol, use chapéus e bonés de abas largas e proteja as partes mais expostas. Não são raros os melanomas que surgem como pequenas pintas nos pés ou nas costas.
• Evite ficar sob o sol entre as 10 e 16 horas, quando a irradiação de ultravioleta é maior.
• Conheça o histórico de problemas de pele na sua família. Ele pode indicar a necessidade de cuidados especiais.
• Abuse do protetor solar em todas as partes do corpo. Repita a aplicação diversas vezes e não apenas no início da atividade. E lembre-se: protetor solar bloqueia somente até 55% dos raios ultravioleta que danificam a pele.
 
ATENÇÃO AOS ALERTAS DA SUA PELE

Os principais sinais de alerta são pintas ou lesões novas que surgem na pele. Por isso, um autoexame rotineiro é fundamental.
 
TRATAMENTO

Quando o melanoma é identificado precocemente, faz-se cirurgia no local. Mas se o melanoma se espalha para outras partes do corpo, o tratamento pode ser realizado com medicamentos de última geração.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.