AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Santuário inicia hoje o Cerco de Jericó em louvor ao 60 anos de Elevação

Cidade

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

Começa hoje (24), o 9ª Cerco de Jericó do Santuário São Francisco de Assis, de Penápolis.  Essa é uma novidade em relação as edições anteriores, uma vez que inicia-se no sábado e termina no sábado seguinte, dia 31. A experiência é para uma avaliação, pois no último dia do Cerco há uma grande multidão de fiéis, e devido à intensa atividade de louvor e adoração, a celebração de encerramento termina um horário mais tarde do habitual.A edição nona do Cerco de Jericó celebra o Jubileu de Diamante (60 anos) de Elevação da Igreja a Santuário Regional. Por isso o tema definido é “Minha Igreja é uma bênção” – Santuário 60 anos; com o lema: “Perseveraram todos nos ensinamentos dos apóstolos, na oração e na comunhão” (At. 2,42).O Cerco motiva e insere a comunidade católica na experiência de viver uma semana intensa com vigílias 24 horas por dia e celebrações diárias, sempre presididas por um padre convidado, que farão suas homilias voltadas para o tema proposto.Conforme o pároco do Santuário, frei Adalto Antônio, o evento católico deve ser vivenciado como um tempo de fé, devoção, louvor e adoração a Jesus Cristo, por meio da Eucaristia. “Estamos começando um novo ano, e todos desejamos que ele seja repleto de graças. Além de ser um culto de louvor e gratidão a Deus, clamaremos para que 2015 seja de bênçãos e graças, não somente sobre os católicos, mas principalmente sobre a cidade em que habitamos, seu povo e governantes”.
Neste período, ao fazer memória ao Ano do Jubileu do Santuário, a comunidade será convidada a se unir no desafio de promover as etapas finais das obras de reformas do templo religioso é que patrimônio religioso-histórico-cultural de Penápolis. Já foram iniciadas as fases de substituições dos sistemas elétrico, de sonorização e iluminação, com orçamento total estimado em R$ 265 mil.
No Cerco, durante 24 horas nos sete dias, os fiéis estarão em vigília diante do Santíssimo Sacramento, exposto no ostensório para orações conduzidas por grupos de hora em hora. Cada celebração noturna, sempre com início às 19h30 terá um sacerdote presidente.
A abertura será com o pároco frei Adalto que abordará o tema “Fazei-me um santuário, para que possas habitar no meio deles” (Ex 25,8). Presidirão, durante a semana, os padres Valdecir, de Bauru (domingo, dia 25, com o tema “A Glória de Deus brilha em seu santuário” – Sl 67,36); frei Cícero, de Cajati (segunda, dia 26, falando sobre o tema: “Feliz é quem habita a casa do Senhor” – Sl 84,5); frei Anderson, Santuário (terça, dia 27, com o tema: “Estavam todos reunidos no mesmo lugar” – At 2,1); padre Hallison, Rio Preto (quarta, dia 28, refletindo o tema “A minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos” – Is 56,7); padre Edgar, de Andradina (quinta, dia 29, tema “Dons e carisma na Igreja ‘Uma vez que aspirais aos dons do Espírito, procurai tê-los em abundância para a edificação da Igreja – 1Cor 3,16); padre Ted, Lins (sexta, dia 30, com o tema “Vida de santidade – ‘Não sabereis que sois o Santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós’” – 1 Cor 3,16; e, no sábado, dia 31, a missa de encerramento será presidida por padre Francisco Arcanjo, de Promissão (tema: “Maria, Porta do Céu e Mãe da Igreja – ‘Fazei o que ele vos disser’” – Jo 2,5).
CELEBRATIVO
As missas, respeitando a liturgia e tradições da Igreja, ganham intensa participação celebrativa no estilo da Renovação Carismática Católica, com os fiéis motivados e animados pela efusão do Espírito Santo. Estas celebrações têm duração de cerca de 2h30 a 3h. Os participantes do Cerco de Jericó fazem seus pedidos e intenções em oração e também por escrito, sendo os testemunhos de graças alcançadas lidos durante a missa.
Como gesto concreto, haverá arrecadações de alimentos não perecíveis, seja em unidades ou por meio de doações de cestas básicas e também fraldas geriátricas tamanho G, que serão destinadas à Pastoral da Saúde. Os donativos serão distribuídos para as famílias carentes assistidas pela paróquia.
As vigílias se realizam após as missas, geralmente a partir das 22h, se estendendo até as 19h do dia seguinte, dando início aos preparativos para a missa. Grupos e movimentos se revezam na vigília com orações e adoração ao Santíssimo.
“Sendo ininterrupto, a qualquer hora da noite, madrugada ou dia, a igreja estará com a participação de grande número de fiéis, conforme o horário mais adequado para cada um poder celebrar este momento forte da nossa fé” – finaliza frei Adalto.


O que é o Cerco de Jericó?        
O Cerco de Jericó é uma campanha de sete dias e sete noites de oração diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento. Sua inspiração mais remota encontra-se no capitulo 6 do livro de Josué. O texto sagrado nos conta que antes de chegar à terra prometida o povo de Israel se viu diante das grandes muralhas de Jericó que o impediam de prosseguir a caminhada. Obedecendo a voz de Deus, Josué, sucessor de Moisés e líder do povo, convidou os Israelitas a orarem durante sete dias e sete noites rodeando as muralhas de Jericó, tendo a frente a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus que caminha com seu povo.
Josué e os Israelitas acreditaram na promessa divina de que no sétimo dia durante a sétima volta as muralhas cairiam e eles alcançariam a vitória, coisa que de fato aconteceu porque o Senhor é fiel e cumpre suas promessas!
Nos nossos dias colocamo-nos diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento e confiantes no poder da oração, pedimos que Ele derrube as muralhas que nos impedem de tomarmos posse de uma vida mais santa e feliz.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.