BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Horário de verão termina à meia noite; relógio deve ser atrasado 1h

Cidade

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A 44ª edição do Horário de Verão termina à zero hora de amanhã. Por isso, relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal. O horário especial durou ao todo 126 dias e começou no dia 19 de outubro. O objetivo é reduzir a demanda de energia elétrica nas regiões atingidas, principalmente entre as 18h e 20h.Em nota, a CPFL Paulista - distribuidora de energia elétrica que atende 234 cidades no interior paulista – informa que registrou uma redução de 0,42% no consumo de energia elétrica na região onde atua, e ainda uma diminuição de 2,65% na demanda no horário de pico, nesse período. Essa economia no consumo de energia elétrica corresponde a 80.280 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Penápolis por um período de aproximadamente 203 dias, ou Campinas por oito dias, ou Ribeirão Preto por 14 dias, ou ainda São José do Rio Preto durante 21 dias. O principal objetivo do horário de verão é estimular um aproveitamento maior da luz do dia para reduzir um pouco a concentração do consumo de energia no comecinho da noite. Evitar, por exemplo, que a iluminação pública seja acionada no mesmo momento em que pessoas chegam em casa e ligam a luz, a TV, o chuveiro elétrico, e outros aparelhos.
A economia é possível em razão do melhor aproveitamento da luz natural, já que essa defasagem de uma hora torna os dias “mais longos”.
A economia com o horário de verão ajuda, mas é pequena perto do tamanho do problema que o país vive por causa da queda na geração de energia hidrelétrica, provocada pela falta de chuvas.
MEDIDAS
O governo federal prometeu adotar algumas medidas, como fazer campanhas para estimular o consumo consciente de energia, mas elas só devem sair do papel em março. Estímulo para reduzir o consumo, por enquanto, só mesmo na conta de luz que está bem cara.
HISTÓRICO
A medida foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva, o horário de verão acontece há 29 anos. Esta é 44ª edição do horário de verão no Brasil. Os estados que adotam a medida são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Em 8 de dezembro de 2008, foi assinado pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva o decreto de número 6.558, que estabelece os padrões para as futuras horas de verão em parte do território nacional.
Atualmente, vários países fazem mudança no horário convencional para aproveitar a luminosidade do verão. Entre eles estão os países membros da União Europeia, a maioria dos países que formavam a antiga União Soviética, a maioria do Oriente Médio (Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina), parte da Oceania (Austrália, em parte do seu território, e Nova Zelândia), a América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), alguns da América Central (Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas) e da América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile).



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.