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Mudança no sistema de semáforos para dois tempos gera confusão

Cidade

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Uma confusão geral pela mudança de um hábito e muitas reclamações por conta dos “quase acidentes” partem dos motoristas diante das alterações promovidas em três pontos semafóricos de Penápolis. A implantação do sistema dois tempos a partir desta terça-feira (2) ainda não foi muito bem assimilada. A mudança ocorreu nos semáforos dos cruzamento entre a avenida Olsen e a rua Augusto Pereira de Moraes; e nos dois da rua Giácomo Paro, sendo um com a avenida Bento da Cruz, no centro, e o outro com a avenida Antonio Veronese, na Vila Fátima.    O novo sistema de passagem exige que os motoristas tenham atenção especial nesses pontos. O sinal verde agora abre simultaneamente nos sentidos centro-bairro e bairro-centro.De acordo com a Secretaria Trânsito e Mobilizada Urbana, o ponto mais crítico seria o semáforo da Giácomo Paro com a Antonio Veronese, por ser uma área aberta. O trânsito naquela região é intenso por conta do grande movimento de trabalhadores da indústria Midori Atlântica, e também pelo acesso a diversos bairros. Porém, o ponto de maior queixa se dá na área central, na mesma Giácomo Paro com a Bento da Cruz.
As principais queixas dos motoristas são pela falta de sinalização, tipo orientação de alerta aos motoristas quanto ao sistema de dois tempos. Reclamam ainda de carros estacionados bem próximo aos cruzamentos o que dificulta uma passagem para quem vai seguir o trajeto sem conversão. Outra queixa freqüente é a mudança repentina, sem prévia preparação dos motoristas.
O secretário de Trânsito, Luiz Carlos Martins Teixeira, defende que estatisticamente o tráfego flui dentro da normalidade. A única ocorrência nestes três dias das alterações, se verificou na quarta-feira à tarde, quando houve uma colisão entre uma motocicleta e um automóvel, no semáforo da Vila Fátima. A vitima, da moto, sofreu queda ao solo, mas sem ferimentos, resultando em dores no corpo.
“Temos recebido muitas queixas sim, mas também vários elogios pelas mudanças. Decerto que toda mudança gera um desconforto inicial. A toda ação vem uma reação. Modificamos uma questão cultural, por isso existem as reclamações. As alterações ocorreram para melhor o tráfego de veículos, diminuir o índice de acidentes e infrações trânsito, além de modernizar o sistema que segue padrões da maioria das cidades” – justificou Carlos Martins.
O secretário revela que as modificações nestas localidades de semáforos ocorreram também ouvindo os anseios da população. A decisão partiu dos estudos feitos por ele e por Coronel Daniel Rodrigueiro, que responde pela Secretaria de Governo.
Carlos Martins evoca o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que serve de embasamento técnico e legal para a adoção das mudanças.
Especificamente quanto à conversão à direita ou à esquerda, em semáforos de dois tempos, o secretário evoca o Artigo 38 do CTB e seus dois incisos, que teoricamente os motoristas devem aprender nas aulas de trânsito quando vão tirar a habilitação.
Diz a regulamentação: Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via ou em lotes lindeiros, o condutor deverá: I- ao sair da via pelo lado direito, aproximar-se o máximo possível do bordo direito da pista e executar sua manobra no menor espaço possível; II- ao sair da via pelo lado esquerdo, aproximar-se o máximo possível de seu eixo ou da linha divisória da pista, quando houver, caso se trate de uma pista com circulação nos dois sentidos, ou do bordo esquerdo, tratando-se de uma pista de um só sentido.
“Estamos ouvindo a população e analisando todas as críticas e sugestões. Nós fizemos a publicação na imprensa local alertando das alterações nestes pontos semafóricos. No nosso entendimento os motoristas estavam cientificados. Com o novo dispositivo de dois tempos funcionando, acreditamos que no máximo em 10 dias todos já estarão habituados”.
IMPLANTAÇÃO
A Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilizada Urbana vai implantar um semáforo no cruzamento da avenida Luís Osório com a rua Brasil, estatisticamente o ponto de maior volume de tráfego em Penápolis (Veículo Hora Média).
Este equipamento estava instalado na rua Amazonas com a avenida Antonio Verenose, na Vila América. O semáforo passa por revisões e manutenção para ser instalado em breve no local proposto.
 Há estudos para se modificar os semáforos da rua Dr. Ramalho Franco nos cruzamentos com as avenidas Luís Osório e Dr. Antonio Define, implantando o alerta para passagem de pedestres.



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