AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Corte de árvore acarreta danos a terceiros e gera multa a infrator

Cidade

JOVEM PAN PENÁPOLIS

O corte de uma árvore à avenida Luis Rodrigues Manzano, Portal dos Faveiros, em Penápolis, provocou danos à rede elétrica, discórdia entre vizinhos e multa por não haver licença de autoridade ambiental competente tanto para o corte quanto para o uso de equipamento motosserra.
Consta no boletim de ocorrência que por volta das 15h de sexta-feira, dia 19, um policial militar ambiental de 35 anos, morador do local, estava em sua residência quando escutou um estalo forte e a interrupção no fornecimento de energia elétrica. Que foi até a rua e viu uma árvore caída.
O policial constatou que seu vizinho da frente, morador daquele local, teria contratado dois lenheiros que estavam cortando a árvore. Parte da mesma já estava caída na rua, tendo danificado uma placa pública de sinalização de trânsito e os fios de energia elétrica, o que motivou a interrupção de energia.
Houve entrevero entre o policial e o vizinho, e que segundo o declarante, o vizinho sempre usava o tom de voz alto mesmo tendo pedido para ele falar mais baixo. Também saiu uma moça de dentro da casa do vizinho, exaltada, dizendo para o policial sair da frente da casa, pois estava coagindo o pai dela.
Então o declarante se afastou dali para evitar atrito e ligou para a unidade da PM Ambiental comunicando o corte da árvore, tendo os PMs em serviço comparecido no local e tomado as providências cabíveis.
Por ter caído na rua, a árvore atrapalhava o trânsito. Ainda não verificou se houve dano na fiação elétrica interna de sua residência ou nos eletroeletrônicos. Que a energia foi restabelecida após a chegada de funcionários da CPFL.
Segundo a PM Ambiental, que para o corte de árvore nativa da espécie oiti (licania tomentosa) utilizando motosserra não havia autorização junto à Prefeitura.
Diante dos fatos foi lavrado contra o morador auto de infração ambiental de multa simples, no valor de R$ 2 mil por utilizar motosserra em demais forma de vegetação sem licença da autoridade ambiental competente. Já os lenheiros receberam advertência, ficando o material lenhoso apreendido e depositado ao contratante, e a motosserra apreendida na base operacional ambiental de Penápolis.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.