JOVEM PAN PENÁPOLIS

Bombeiros fazem simulado de combate a incêndio em carreta com combustível

Cidade

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Visando treinar equipes para estar sempre alerta diante de ocorrências que não acontecem com tanta freqüência, é que o Corpo de Bombeiros de Penápolis realizou na manhã desta terça-feira (30) um simulado de combate a incêndio em carreta de líquido inflamável. O treinamento ocorreu em área do recinto de exposições “Prefeito Jandira Trench”, às 10h. A ocorrência simulada envolvia uma carreta carregada com 15 mil litros de combustível, sendo utilizado um veículo cedido por uma empresa transportadora de uma rede de postos de Penápolis. Foi imaginado a carga sendo transportada em uma das rodovias estaduais que cortam o município, e em determinado momento ocorre o vazamento e o princípio de incêndio.

Oito bombeiros e duas viaturas de combate a incêndio com capacidade total de 10 mil litros de água foram empregados no treinamento, que durou cerca de 20 minutos.

Na ocorrência fictícia, a primeira equipe de bombeiros que chegou ao local fez o combate com água visando conter as chamas e refrigerar o tanque de combustíveis para evitar explosões.
Na sequencia, entrou em operação a segunda equipe, com espuma química, método empregado em caso de vazamento do produto inflamável, para que o mesmo não entre em combustão. Desta forma o fogo foi contido e não houve vítimas.

Segundo o 1º Tenente Maximiliano Sales Spessotto, comandante do Posto do Corpo de Bombeiros de Penápolis, há um fluxo intenso de veículo com cargas inflamáveis transitando pelas rodovias Marechal Rondon (SP 300) e Assis Chateaubriand (SP 425).
“Felizmente, ocorrências de acidentes envolvendo cargas inflamáveis não se verificam com freqüência, porém, é preciso estarmos preparados para uma eventualidade”. Os bombeiros estiveram equipados com toda segurança, inclusive com máscaras de oxigênio.

De acordo com o Tenente Spessotto, o treinamento visa verificar possíveis erros de procedimentos e corrigir em instrução pós simulado, que é todo filmado. Ontem mesmo, terminado o simulado, a equipe se reuniu na sala de instruções da sede dos Bombeiros para avaliação.

Em avaliação preliminar, o comandante disse que a sequência foi executada corretamente, havendo necessidade apenas de pequenas correções para a segurança pessoal dos bombeiros em operação desta natureza.

Os bombeiros fazem dois simulados anualmente. O próximo, no segundo semestre, deve ser uma ocorrência fictícia de salvamento veicular, mais como forma de conscientização dos motoristas do que da própria atuação dos socorristas, uma vez que tem aumentado consideravelmente o índice de acidentes de trânsito com vítimas, envolvendo motociclistas.



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.