BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Cinco mil pessoas participam da missa da despedida a N.Senhora

Cidade

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Cerca de 5 mil fiéis, segundo os organizadores, participaram da missa de encerramento, consagração e despedida, momentos finais da programação da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida a Penápolis. A missa foi celebrada no Ginásio Municipal de Esportes “Gigantão Azul”, na manhã deste domingo (26).
Presidida por padre Evaldo Cesar, Missionário Redentorista que trouxe a imagem peregrina da santa diretamente da Basílica Santuário Nacional, e concelebrada por diversos outros sacerdotes e diáconos, este foi o último compromisso oficial da visita, que começou na noite de sexta-feira. A presença missionária celebra os 60 anos de Elevação do Santuário São Francisco de Assis, e os 50 anos de fundação do movimento católico Legião de Maria em Penápolis e na Diocese de Lins.
A imagem, que permaneceu mais tempo no Santuário para a programação, esteve no Ginásio em dois momentos, no sábado à noite para a reza do Santo Terço e show do cantor Cido Malta e convidados. No domingo, retornando para o encerramento, chegou perto das 8h30, após a última missa no Santuário às 7h.
Uma grande fila se formou para que os fiéis pudessem passar diante da imagem, fazer seus pedidos, agradecimentos, e demonstrar o amor que o povo tem pela imagem que simboliza a representação para os católicos de Maria, mãe de Jesus Cristo.
Com cânticos e louvores, a missa foi ao mesmo tempo festiva e emotiva. A celebração utilizou as leituras da liturgia da festa da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro.
Oração, serviço e imitação a Cristo, exemplos deixados por Nossa Senhora, foram o centro da mensagem de padre Evaldo. O evangelho narra a festa de casamento de Caná da Galiléia, onde por intercessão de Maria, Jesus realiza o seu primeiro milagre, transformando água em vinho. “Maria não deixou que a alegria da festa terminasse, e sutilmente informou a Jesus. Portanto, Nossa Senhora intercede, mas quem realiza o milagre é Jesus”.
Ressaltando o tempo de retiro espiritual vivido os três dias, o religioso pediu para que a presença da imagem missionária de Nossa Senhora Aparecida produzisse bons frutos, e que o vinho da alegria, da esperança e da fé jamais faltasse na vida do povo penapolense.
Terminando, padre Evaldo, voltou a agradecer a acolhida do povo e dos frades Capuchinhos do Santuário. Salientou que durante o ano, centenas de milhares de devotos vão em romaria visitar a imagem da Nossa Senhora Aparecida no Santuário nacional. “Agora, quando ela sai em peregrinação, é um momento especial, onde ela visita a casa de cada fiel que foi até a casa dela”, disse. “A imagem é um canal de graça de Nossa Senhora, que está no céu. Nos recorda da bondade dela”, completou.
No final da celebração, o pároco do Santuário, frei Adalto Antonio, agradeceu, em nome de Penápolis, o trabalho dos Missionários Redentorista, e a padre Evaldo, em particular, por conduzir a imagem peregrina até a cidade. Falou do momento espiritual vivido, fortalecendo a fé, e mencionou que a presença de Nossa Senhora Aparecida é um estímulo a mais para avançar nas obras de reformas do Santuário São Francisco de Assis.
Em 9 de outubro, completará 60 anos que a Igreja foi elevada a santuário, até hoje o único no Estado de São Paulo dedicado ao santo. Para comemorar mais um aniversário, o templo passa por ampla reforma, feita por etapas e que deve ser concluída apenas no final do ano que vem, com a pintura externa do prédio e restauração das imagens internas do teto.
A partir da próxima semana, o Santuário será fechado para as celebrações, entrando na fase de troca do piso. Esse trabalho deverá levar aproximadamente seis meses. As missas serão realizadas no salão de eventos do Salão Paroquial.
Com a Consagração a Nossa Senhora Aparecida e a bênção final, sob o cântico tradicional “Dai-nos a bênção, ó Mãe querida, Nossa Senhora Aparecida!”, a santa partiu sob aplausos e lágrimas dos devotos.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.