COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Cartório Eleitoral inicia hoje cadastramento biométrica para as eleições do próximo ano

Cidade

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O Cartório Eleitoral da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis inicia hoje (27), o cadastramento biométrico – identificações digitais dos mais de 45 mil eleitores do município. O agendamento segue o dia 31 de março de 2016, sendo que deverá ser feito pelo telefone 148 ou pelo site www.tre-sp.jus.br. De acordo com o chefe do cartório, Samuel Pereira, os eleitores deverão estar munidos de documento de identificação e de residência. “Os documentos necessários são o RG ou Certidão de Nascimento/Casamento ou carteira profissional, além de um comprovante de endereço. Caso não tenha nenhum comprovante no nome do titular, o eleitoral irá assinar uma declaração que comprove em endereço”, explica.

Pereira explica que o objetivo é evitar fraudes e aumentar a segurança do processo eleitoral. “O recadastramento biométrico busca dar mais segurança na identificação do eleitor, para evitar que uma pessoa passe por outra na hora de votar. Além disso, num futuro próximo, pois, está em discussão no congresso nacional, os cartórios eleitorais emitiram documentos de identidade”.

Já o auxiliar de cartório, Rogério Marinho, Penápolis possui desde 2010 as urnas eletrônicas com o leitor biométrico. “Em 2014, pouco mais de 14% dos municípios do estado de São Paulo já tinha o uso da biometria, agora até 1º de outubro todos os cartórios deverão possuir o equipamento”, disse.

O cartório recebeu no último dia 30 de julho, o “Kit Biométrico”, para cadastramento biométrico dos eleitores. Entre os equipamentos está uma câmera, um coletor digital e um coletor de assinatura digital.

“Foram duas semanas trabalhando na instalação dos equipamentos e assim puder iniciar os testes e posteriormente o cadastramento dos eleitores”.
A reportagem do INTERIOR participou de uma simulação do novo sistema na tarde de ontem (26). Todo processo durou cerca de 20 minutos para concluir.

“Nós temos diversos procedimentos para concluir, desde a atualização do cadastro, passando pela assinatura e fotos digitais e a coleta biométrica”, lembra o estágio Matheus.
TREINAMENTO
Samuel, explica que no último dia 7, alguns dos funcionários do cartório passaram por um curso preparatório em São Paulo, retornando aptos ao processo de cadastramento. “Se todo o planejamento for seguido, os eleitores penapolenses votarão no ano que vem para prefeito e vereador, através da identificação biométrica”.

Penápolis já possui urnas eletrônicas com o leitor biométrico. Desta forma o eleitor, na hora de votar, terá que passar por leitura biométrica para que o equipamento seja liberado para sua votação.

O cadastramento começou em 2008 como um projeto-piloto, em apenas três municípios. Em 2010, a biometria foi ampliada para 60 cidades. Em 2012, a votação com identificação biométrica ocorreu em 300 localidades e, no ano passado, foram quase 800 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. A expectativa é de que todo o país tenha identificação por biometria até 2018.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.