JOVEM PAN PENÁPOLIS

Conselho de Juventude entrega caderno de propostas ao prefeito Célio de Oliveira

Cidade

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

O Comjuv (Conselho Municipal de Juventude) de Penápolis entregou o caderno de propostas aprovadas durante a 3ª Conferência Municipal de Juventude ao prefeito Célio de Oliveira, durante audiência realizada na manhã no dia 14. Para o presidente do Comjuv, Ricardo Faria, 2015 é um ano peculiar para a juventude brasileira, pois, será o primeiro processo de conferência após a aprovação do Estatuto da Juventude em 2013.
“Estamos há muito tempo trabalhando para efetivar as políticas públicas de juventude tanto no município, como no estado e no Brasil. Não é à toa que esse processo vem para discutir e aprofundar nas discussões acerca dos principais temas estabelecidos no Estatuto”, comenta.

Entre as varias demandas para a juventude, o Comjuv chama a atenção para uma em especial: a efetivação da Coordenadoria Especial de Políticas da Juventude, instituída em 2005, mas nunca efetivada de fato.
“Desde abril do ano passado, quanto publicamos uma nota pública sobre a efetivação da Coordenadoria é que esperamos uma posição do governo municipal, mas, principalmente da Câmara Municipal que deliberadamente estão se posicionando contra a juventude penapolense. Durante a conferência ela voltou a ser lembrada como uma pauta prioritária para os anseios das políticas públicas para os jovens de 15 a 29 anos”, salienta.

O Prefeito Célio de Oliveira ao receber o documento se comprometeu a repassar a sua equipe de governo para que os mesmos possam tomar ciência das propostas. Além disso, se comprometeu em cobrar de algumas secretarias, representantes para fazerem parte do Conselho de Juventude.
Perfil
Entre as outras 59 propostas aprovadas está a de traçar o perfil da juventude, bem como, criar mecanismos de participação, podendo participar de momentos de discussão e decisão de projetos que beneficiarão diretamente os jovens.

“Desde a última legislatura estamos discutindo meios para efetivar uma grande pesquisa que embarque todas as juventudes – desde os jovens/adolescentes que estão na época da escola, passando pelos jovens/jovens com idade de 19 a 24 anos e que já estão na faculdade, construindo de certa forma sua carreira profissional e finalizando com os jovens/adultos, de idade entre 25 a 29 anos, que já podem até ter constituído família e com filhos, mas não deixa de ser jovens. Além disso, em 2013, o Conselho foi pioneiro a fazer o primeiro Orçamento Participativo, voltado exclusivamente para a juventude – onde discutimos diretamente com os setores da prefeitura, onde podíamos encaixar demandas dos jovens no orçamento do ano seguinte”.
Infraestrutura
Durante a conferência foi aprovado uma proposta no tema de território e mobilidade que pede uma maior expansão de infraestrutura comercial nos bairros.

“Diferente do que foi aprovado nos últimos meses, onde os nossos governantes adensaram ainda mais o centro comercial, nossos jovens pedindo estudos por parte do poder público para que possa criar nossos corredores comerciais, principalmente, nos bairros, descentralizando a busca por ofertas de emprego e mercadorias”, finaliza o presidente.

Estiveram a audiência além do presidente Ricardo Faria, a vice-presidente Larissa Gimenes e os jovens eleitos durante a conferência Cyntia Giovana Martins Carboni e João Victor Adriano.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.