SCPC registra alta na inadimplência do comércio pelo segundo mês consecutivo
Cidade
Da Redao 20/10/2015Pelo segundo mês consecutivo, o comércio penapolense registra um aumento na inadimplência. Foram 41% na quantidade de consumidores que tiveram o nome negativo no período de 26 de agosto e 25 de setembro, de acordo com a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Se comparado com setembro, o aumento foi menor, pois, no mês passado o número de inadimplentes foi de 57%, sendo 16% a mais que outubro.
E diferentemente do mês passado, desta vez, a quantidade de pessoas que conseguiu limpar o nome foi menor. Segundo o levantamento, a quantidade de exclusões do cadastro do SCPC entre o final de agosto e praticamente todo mês de setembro foi 18% menor do que nos 30 dias anteriores.
No inicio do mês, os comerciantes estão com expectativas em relação ao Dia das Crianças, pois, podia ser um bom momento para o comércio em geral.
Porém, especialistas lembram que o consumidor na sua maioria não está disposto a contrair novas dívidas diante da elevação do custo do crediário e do aumento da inflação.
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, a situação é mais grave no grupo de menor renda. Em agosto, 58,6% das pessoas com renda de até dez salários mínimos estavam endividadas, contra 44% da população com renda superior a esse patamar.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.