Em parceria, Apae de Penápolis qualifica 54 pessoas em corte e costura e bordados
Cidade
Ricardo Faria 25/11/2015A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Penápolis, realizou na manhã de ontem (24), evento de formatura dos cursos de corte e costura e bordado. Foram 54 formandos, sendo mães e alunos que participaram das aulas durante um ano e meio. A qualificação só foi possível, pois, parceria entre a entidade, a Fundação Banco do Brasil e o Instituto Cooperforte. A qualificação foi totalmente gratuita. De acordo com a diretora da Apae, Iara Alves de Lima, a parceria foi um sucesso, pois, conseguiram inclusive empregar dois alunos no mercado de trabalho.
Dois de nossos alunos já estão, inclusive, trabalhando com carteira registrada. Além deles, 15 mães estão desenvolvendo os trabalhos de forma autônoma e complementando a renda familiar, comenta.
Segundo ela, o curso que iniciou após o aniversário de 44 anos de fundação da entidade superou a expectativa. Durante o aniversário, aproveitamos para apresentar a parceria entre a Fundação Banco do Brasil e a Cooperforte, além disso, os primeiros alunos e mães que participaram do projeto. O plano inicial era capacitar 32 pessoas e concluímos a ação com 54 formandos.
A parceria com as instituições possibilitaram a Apae adquirir as máquinas de corte e costura, bem como, de bordados que possibilitarão no vos cursos nestas áreas.
A nossa ideia é dar sequência neste projeto que tanto aproximou as mães da instituição, como também, trouxe uma nova perspectiva para cada um dos jovens que conseguiram trabalho com carteira assinada. O projeto será supervisionada e custeada pela instituição, salienta Iara.
Participaram a solenidade o Presidente da Instituição Fernando Vieira Borges, o Presidente da Câmara Municipal de Penápolis, Alexandre Gil de Mello, representantes da Fundação Banco do Brasil e do Instituto Coorperforte. Além disso, o prefeito Célio de Oliveira foi representado pelo Secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, que na oportunidade parabenizou a Apae pelo projeto.
Queremos destacar que esse projeto vem de encontro com que a administração municipal projeta para a qualificação profissional do município, além disso, saber que dois participantes estão empregados é de grande alegria, comenta.
ENSINO REGULAR
Durante a solenidade, 13 alunos receberam certificado de conclusão do ano letivo, pois, a partir do ano que vem frequentaram o ensino regular.
Esses alunos estão aptos para estudarem na rede de ensino regular, sendo que desses seis irão para o ensino fundamental e os outros sete para o CEEJA (Centro de Estadual de Educação de Jovens e adultos, finaliza.
Um grupo musical, formado por alunos e funcionários da Apae encerrou a programação com músicas natalinas.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.