Municípios, Ministério Público e Polícia se reúnem contra o aedes
Cidade
Secom - PMP 17/12/2015Na última semana, representantes das cidades da comarca de Penápolis se reuniram com o Ministério Público e Polícia Militar para discutir ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A reunião também proporcionou a troca de experiências entre as cidades. Segundo o secretário municipal de Saúde de Penápolis, Alex Marques Cruz, a reunião foi convocada pelo Promotor de Justiça, Fernando César Burguetti, com o objetivo de trocar informações e estabelecer ações para o combate ao mosquito transmissor. Também esteve presente na reunião o tenente Flávio Zambrosi. Após termos enfrentado uma epidemia de dengue no início deste ano, mantivemos contato direto com o Ministério Público e com a Polícia Militar, que nos auxiliam em diversas questões, além de discutimos as responsabilidades e direitos dos gestores municipais em relação à situação epidemiológica dos municípios, explica o secretário.Uma das ações apresentadas por Penápolis às outras cidades foi o apoio do MP e da Polícia Militar nas visitas dos agentes de saneamento.
Algumas vezes nossos agentes enfrentam resistência do morador durante as visitas. Agora temos o contato direto com a PM, que nos auxilia nestes casos.
Ainda segundo o secretário, o apoio da Polícia também é necessário em residências fechadas ou abandonadas.
Sempre que os agentes encontram casos como esse, entramos em contato com a Polícia Militar que intercede para a entrada e verificação da situação nessas residências, afirma.
O Ministério Público, através do promotor Fernando Burghetti, nos cobra ações de combate ao mosquito e nos apoia quando necessitamos de medidas judiciais. O caminho do combate à dengue é a união de forças de todos os setores da sociedade. Só conseguiremos eliminar o aedes aegypti com o envolvimento de toda a sociedade, alerta.
Casos de dengue
Até o dia 10 dezembro, Penápolis registrou 3.121 casos positivos e 4.189 notificados. Os últimos 5 casos positivos foram registrados em outubro nos bairros Planalto, Santa Terezinha, Benone Soares de Queiroz e Centro. Neste mês de dezembro, há 20 casos suspeitos e nenhum positivo até o momento.
Secom PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.