JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

No verão, mosquito Aedes Aegypti se desenvolve em apenas 4 dias

Cidade

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Pesquisas apontam que normalmente, o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti é de 8 a 15 dias, quando ele passa pelas fases de ovo, larva, pupa (casulo) e mosquito alado (com asas). Entretanto, nesta época do ano de verão, caracterizada pelas altas temperaturas e muita chuva, o tempo de desenvolvimento do mosquito é bem mais acelerado, precisando apenas de 4 dias. Para a encarregada do Serviço de Vigilância Epidemiológica de Penápolis, Lucimari Domingues Oliveira, a rapidez com que o mosquito se desenvolve é outra situação preocupante, já que em poucos dias, o ovo se transforma em mosquito que transmite a dengue.

E não é só isso. Segundo explicou Lucimari Oliveira, cada mosquito fêmea pode colocar até 200 ovos durante sua vida; sendo que ele vive em média de 30 a 45 dias.

Não bastasse essa grande quantidade de ovos colocados pelo mosquito fêmea do Aedes Aegypti, esses ovos podem durar mais de um ano em estado latente e se transforma em larva em apenas meia hora de contato com a água.

“A fêmea coloca os ovos em um local seco, mas com umidade, o que chamamos de criadouro. O ovo pode ficar por mais de um ano nesse lugar. Mas assim que entra em contato com a água, em apenas meia hora ele vira larva. E depois de larva vira pupa (casulo) e em seguida o mosquito alado que transmite a dengue. Todo esse processo pode ocorrer em apenas 4 dias”, finalizou. Secom – PMP



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.