Dia Mundial de Luta Contra a Aids: Saúde alerta para prevenção e diagnóstico precoce
Cidade
Secom - PMP 01/12/2016O mundo comemora hoje, dia 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data serve de alerta para a prevenção e diagnóstico precoce da doença e marca o fim da Campanha Fique Sabendo, promovida em Estado de São Paulo. Em Penápolis, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou o chamamento à população para realizar o teste rápido de detecção do vírus causador da doença. De acordo com o SAE-CTA (Serviço Ambulatorial Especializado - Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/HIV/Aids e Hepatites Virais), entre os anos de 2015 e 2016, houve um aumento significativo nos casos positivos da doença, principalmente entre os mais jovens. A coordenadora do Serviço Ambulatorial, Terezinha Rodrigues, explica que apesar de toda informação disponível sobre a prevenção da doença, o aumento dos casos evidencia a falta de uso de preservativos. O aumento no número de casos aconteceu, principalmente, em homens na faixa etária de 20 a 40 anos.
Os dados retratam que há um descuido no uso de preservativo. Por isso a importância do teste anti-HIV, principalmente para o diagnóstico precoce da doença, alerta a coordenadora.
O diagnóstico precoce aumenta a expectativa de vida do soropositivo. O tratamento especializado é oferecido gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), frisa.
Exames
Quem nunca realizou um teste para detectar o Vírus HIV pode procurar o Serviço Ambulatorial Especializado, de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h30 e das 14h às 16h30, na rua Anchieta, 540, aos fundos da Clínica de Especialidade. O exame é simples e sigiloso, além de totalmente gratuito.
Na manhã de hoje, a Secretaria de Saúde também oferecerá os testes, das 07h30 às 11h30, no Moveca (Movimento Vestindo a Camisa), localizado na Avenida Luiz Osório, 1025 Centro e na UBS Sílvia Covas, das 14h às 16h30. O Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga) também fará os exames das 08h às 14h.
Dia Mundial
A data do 1º de dezembro foi adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar a solidariedade, a tolerância e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS.
O símbolo maior da campanha é o laço vermelho, visto como símbolo de comprometimento na luta contra a AIDS e que busca conscientizar e alertar a população sobre a epidemia da doença, as suas formas de transmissão, sua prevenção e tratamento. Secom PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.