BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Penápolis mantém certificação e sobe no ranking do “Município VerdeAzul”

Cidade

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Alcançando a 23ª posição, Penápolis foi mais uma vez certificada pelo Programa Município VerdeAzul, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. Com 90,76 pontos, de um total de 100, esta foi a melhor colocação que o município já atingiu desde a adesão ao programa. Com a certificação, Penápolis tem prioridade na busca de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop) para novos investimentos. A cerimônia de certificação contou com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Ricardo Salles, e de representantes da Prefeitura de Penápolis e do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). O Programa Município VerdeAzul contou com a adesão de 623 cidades paulistas. Somente 78 municípios foram certificados, com uma pontuação superior a 80,0.

Para o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, o destaque ficou para o envolvimento de todos os setores da municipalidade em torno desta causa.
“O nosso objetivo é sempre subir no ranking e atingir notas mais altas. Penápolis já evoluiu do 44º lugar, em 2014, para o 23º neste ano. A meta é que a cada ano, a cidade consiga uma melhor colocação”, afirma o prefeito.
“Para isso, envolvemos todas as secretarias, Daep e Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, e desenvolvemos um plano de trabalho. Conseguimos executar ações concretas voltadas às diretivas do Programa e, assim, alcançar nosso objetivo de evoluir a cada ano”, enfatiza Célio.
Desenvolvimento Sustentável
Segundo o diretor presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, o Programa Município Verde Azul é uma importante ferramenta para avaliar e nortear ações para o desenvolvimento ambiental.
“Com a certificação e a melhor colocação, temos a certeza que Penápolis está no caminho certo. A evolução ano a ano mostra o comprometimento do poder público com estratégias de preservação ambiental, saneamento básico e gestão de resíduos sólidos”, explica Batata.
Mudanças no programa
No evento, foram anunciadas algumas mudanças no PMVA. Entre elas, está o envolvimento das secretarias estaduais de Agricultura e Abastecimento e de Saneamento e Recursos Hídricos no próximo ciclo do programa.
A partir de 2017, também será necessário apresentar o relatório de ações do município por três vezes durante o ano. Anteriormente o relatório era apresentado apenas uma vez.
Outras mudanças contemplam a utilização de ferramentas com informações ambientais que serão disponibilizadas aos municípios para o desenvolvimento de novas ações, como o Mapa das Áreas de Preservação Permanente – APPs hídricas no Estado de São Paulo.
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Município VerdeAzul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. Secom – PMP



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.