Penápolis mantém certificação e sobe no ranking do Município VerdeAzul
Cidade
Secom - PMP 10/12/2016Alcançando a 23ª posição, Penápolis foi mais uma vez certificada pelo Programa Município VerdeAzul, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. Com 90,76 pontos, de um total de 100, esta foi a melhor colocação que o município já atingiu desde a adesão ao programa. Com a certificação, Penápolis tem prioridade na busca de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop) para novos investimentos. A cerimônia de certificação contou com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Ricardo Salles, e de representantes da Prefeitura de Penápolis e do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). O Programa Município VerdeAzul contou com a adesão de 623 cidades paulistas. Somente 78 municípios foram certificados, com uma pontuação superior a 80,0.
Para o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, o destaque ficou para o envolvimento de todos os setores da municipalidade em torno desta causa.
O nosso objetivo é sempre subir no ranking e atingir notas mais altas. Penápolis já evoluiu do 44º lugar, em 2014, para o 23º neste ano. A meta é que a cada ano, a cidade consiga uma melhor colocação, afirma o prefeito.
Para isso, envolvemos todas as secretarias, Daep e Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, e desenvolvemos um plano de trabalho. Conseguimos executar ações concretas voltadas às diretivas do Programa e, assim, alcançar nosso objetivo de evoluir a cada ano, enfatiza Célio.
Desenvolvimento Sustentável
Segundo o diretor presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, o Programa Município Verde Azul é uma importante ferramenta para avaliar e nortear ações para o desenvolvimento ambiental.
Com a certificação e a melhor colocação, temos a certeza que Penápolis está no caminho certo. A evolução ano a ano mostra o comprometimento do poder público com estratégias de preservação ambiental, saneamento básico e gestão de resíduos sólidos, explica Batata.
Mudanças no programa
No evento, foram anunciadas algumas mudanças no PMVA. Entre elas, está o envolvimento das secretarias estaduais de Agricultura e Abastecimento e de Saneamento e Recursos Hídricos no próximo ciclo do programa.
A partir de 2017, também será necessário apresentar o relatório de ações do município por três vezes durante o ano. Anteriormente o relatório era apresentado apenas uma vez.
Outras mudanças contemplam a utilização de ferramentas com informações ambientais que serão disponibilizadas aos municípios para o desenvolvimento de novas ações, como o Mapa das Áreas de Preservação Permanente APPs hídricas no Estado de São Paulo.
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Município VerdeAzul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. Secom PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.