Funepe lança programa que dará 100% de bolsa a estudantes da rede pública de ensino
Cidade
Ricardo Faria 12/04/2017A Fundação Educacional de Penápolis (Funepe) e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (Fafipe), anunciaram na manhã de ontem (11), o programa Aluno 10, que beneficiará nove estudantes da rede pública de ensino de Penápolis, com 100% de bolsa durante todo o período do curso. Para participar do programa os alunos deverão estar regularmente matriculados nos terceiros anos do ensino médio das escolas públicas estaduais durante o ano de 2017. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o próximo dia 20 de abril nas próprias unidades escolares. A fundação e a faculdade disponibilizará apenas uma vaga por curso, exceto para os cursos de Psicologia e Ciências Contábeis que terão duas bolsas de estudos. Os cursos que terão direito à bolsa são: Direito, Engenharia Agronômica, Administração, Pedagogia e Educação Física.
Entre os critérios para concorrer as bolsas de estudos do programa, os alunos não poderá ter nenhum registro de indisciplina, atraso, desacato ou depredação, caso contrário, estará automaticamente desclassificado. Além disso, os estudantes precisarão de ter 75% de presença, ótimas notas e fazer o vestibular no último domingo de outubro.
De acordo com o presidente da fundação, Prof. Cledivaldo Aparecido Donzelli, uma das ideias do projeto é o desmistificar que o aluno da escola pública não possa ter acesso ao ensino superior. Ser aluno da escola pública, não pode ser sinônimo de exclusão de acesso do ensino superior. Muito embora na última década tivemos vários programas que facilitaram o acesso ao ensino superior, ainda hoje de cada dez alunos que ingressaram no ensino infantil e passaram por toda a trajetória de ensino básico, apenas dois conseguem ingressar no ensino superior, isto é, apenas 20%, explica ele.
A intenção da fundação é de se aproximar cada vez mais com a comunidade local, principalmente, com os alunos da rede pública de ensino. Não estamos propondo com o programa vislumbrar a meritocracia ou as competições dentro da escola, mas a nossa intenção é um aceno para os alunos da escola pública dizendo que sua cidade tem sim uma faculdade com vários cursos disponíveis e o acesso é possível, mesmo que sem condições financeiras para investir nos estudos, mas com investimento acadêmico durante o ensino médio, salienta.
Já para o diretor pedagógico da Fafipe, Wanderli Aparecido Bastos disse que desde a sua fundação, tanto a faculdade, bem como, a fundação está próximo a comunidade. Nós temos vínculos com toda a comunidade, fazendo parcerias com empresas, usinas e comércio local para beneficiar os jovens, mas nunca perdendo de vista as escolas e seus alunos. Não à toa que neste ano desenvolveremos diversas atividades para estar mais próximo de vocês, explica o diretor referindo aos alunos presentes durante a cerimônia.
Para o superior de ensino da Diretoria de Ensino da região de Penápolis, João Luís dos Santos, o que os alunos sonham é facilmente realizável. A nossa capacidade de sonho e a mesma capacidade de realizar. E é isso que a gente tem que fazer. E a Funepe está fazendo essa parceria com a gente da Diretoria de Ensino dando mais oportunidades. Com todas bolsas de estudos, não dá mais pra dizer que não consegue fazer curso superior. Critérios
Ao se inscrever no programa, o aluno-participante autoriza a escola a acessar e divulgar os dados bimestrais de notas afim de aferir e ranquear a participação do programa. Já em caso de empate entre os alunos serão utilizados a nota no vestibular da fundação e assiduidade às aulas, ou seja, tido o menor número de faltas). Serão disponibilizadas uma bolsa para unidade escolar participante.
Caso haja mais de um interessado por algum curso, o aluno melhor classificado terá preferência de escolha. Caso o segundo colocado deseja fazer o mesmo curso do melhor colocado terá a opção de ganhar uma bolsa de 60%. Todos os nomes serão divulgados em dezembro em cerimônia realiza nas dependências da Fafipe e Funepe.
Participaram do anúncio, o supervisor de ensino, João Luís dos Santos, que representou o dirigente de ensino, Lucinei Aparecido Euzébio, o diretor pedagógico da Fafipe, Wanderli Aparecido Bastos e professores e alunos de pelo menos três escolas públicas do município.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.