Aeroclube de Penápolis consegue liberação da ANAC para curso de piloto comercial
Cidade
Ricardo Faria 13/04/2017O Aeroclube de Penápolis conseguiu junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a homologação do curso prático para Piloto Comercial. A informação foi publicada no Diário Oficial no mês passado. O clube já possui o curso de piloto privado (PP) que é o primeiro estágio para quem quer seguir carreira na aviação. A partir do brevê de piloto privado torna-se possível avançar na carreira, cursando pilotagens mais complexas e se qualificando para aeronaves multimotores, inclusive jatos de grande porte. "Para fazer o curso de piloto comercial (PC), é necessário que o aluno já tenha a carteira de piloto privado, e tenha sido aprovado na prova teórica de piloto comercial. Após deverá se submeter ao exame médico para obtenção do CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de primeira classe, e ai sim, aprovado, dará início as aulas práticas, salienta o presidente do Aeroclube de Penápolis, Adalberto Antônio da Costa, o Ticão.
Ticão explica ainda que para o curso de PP, são necessárias 40 horas de aulas práticas, quando será submetido ao exame prático (check), com um examinador credenciado pela ANAC, e aprovado, dará início as aulas práticas de PC, sendo necessárias mais 110 horas/aulas práticas, totalizando no final do curso 150 horas totais.
O tempo do curso vai variar da disponibilidade do aluno em voar, além da parte financeira. No curso teórico de piloto privado, por exemplo, o aluno irá ter aulas de regulamentos, conhecimentos teóricos, motores, meteorologia e navegação, além de um conhecimento de medicina aeronáutica e combate ao fogo. Já na parte prática, tanto no curso de PP como no de PC, o aluno será familiarizado com a aeronave, iniciando seu voo de adaptação, irá ter treinamentos quanto a decolagens, curvas, voo planado, curvas subindo e descendo, entrada no circuito de tráfego, aproximação e pouso, diz.
De acordo com Ticão, o curso teórico de piloto privado custa em média R$ 2 mil, a serem pagos em quatro parcelas, com a duração do curso de no mínimo 3 meses. Já na prática, as horas voadas poderão ser pagas avulsas ou pacotes de 10 horas, com descontos no valor da hora voada, estando disponível para essas instruções quatro aeronaves um P-56 Paulistinha, um Aero-Boero 115, e dois Cessna, sendo um 150 e outro 172. Histórico
O Aeroclube de Penápolis é uma instituição, declarada de utilidade pública, destinada ao ensino e a formação de pilotos, sem fins lucrativos, administrado por sua Diretoria e fiscalizado pela ANAC.
Desde a reabertura do Aeroclube em 2015, a entidade formou 14 alunos na parte teórica e 12 na parte prática, sendo todos no curso de piloto privado. Atualmente estão fazendo o curso quatro alunos em aulas diárias e dois alunos na parte prática.
O próximo objetivo do Aeroclube é aprovar junto à ANAC o pedido de aprovação do Curso de Instrutores de Aviação (INVA), que deverá ser homologado em breve.
O Aeroclube de Penápolis foi fundado em 18 de fevereiro de 1941, na sede do então Tiro de Guerra 303, por alguns apaixonados pela aviação em Penápolis, contudo ficou de 2008 a 2015 com suas atividades paralisadas, sendo reaberto em julho de 2015.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.