FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Aeroclube de Penápolis consegue liberação da ANAC para curso de piloto comercial

Cidade

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O Aeroclube de Penápolis conseguiu junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a homologação do curso prático para Piloto Comercial. A informação foi publicada no Diário Oficial no mês passado. O clube já possui o curso de piloto privado (PP) que é o primeiro estágio para quem quer seguir carreira na aviação. A partir do brevê de piloto privado torna-se possível avançar na carreira, cursando pilotagens mais complexas e se qualificando para aeronaves multimotores, inclusive jatos de grande porte. "Para fazer o curso de piloto comercial (PC), é necessário que o aluno já tenha a carteira de piloto privado, e tenha sido aprovado na prova teórica de piloto comercial. Após deverá se submeter ao exame médico para obtenção do CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de primeira classe, e ai sim, aprovado, dará início as aulas práticas”, salienta o presidente do Aeroclube de Penápolis, Adalberto Antônio da Costa, o Ticão.
Ticão explica ainda que para o curso de PP, são necessárias 40 horas de aulas práticas, quando será submetido ao exame prático (check), com um examinador credenciado pela ANAC, e aprovado, dará início as aulas práticas de PC, sendo necessárias mais 110 horas/aulas práticas, totalizando no final do curso 150 horas totais.
“O tempo do curso vai variar da disponibilidade do aluno em voar, além da parte financeira. No curso teórico de piloto privado, por exemplo, o aluno irá ter aulas de regulamentos, conhecimentos teóricos, motores, meteorologia e navegação, além de um conhecimento de medicina aeronáutica e combate ao fogo. Já na parte prática, tanto no curso de PP como no de PC, o aluno será familiarizado com a aeronave, iniciando seu voo de adaptação, irá ter treinamentos quanto a decolagens, curvas, voo planado, curvas subindo e descendo, entrada no circuito de tráfego, aproximação e pouso”, diz.
De acordo com Ticão, o curso teórico de piloto privado custa em média R$ 2 mil, a serem pagos em quatro parcelas, com a duração do curso de no mínimo 3 meses. Já na prática, as horas voadas poderão ser pagas avulsas ou pacotes de 10 horas, com descontos no valor da hora voada, estando disponível para essas instruções quatro aeronaves – um P-56 Paulistinha, um Aero-Boero 115, e dois Cessna, sendo um 150 e outro 172. Histórico
O Aeroclube de Penápolis é uma instituição, declarada de utilidade pública, destinada ao ensino e a formação de pilotos, sem fins lucrativos, administrado por sua Diretoria e fiscalizado pela ANAC.
Desde a reabertura do Aeroclube em 2015, a entidade formou 14 alunos na parte teórica e 12 na parte prática, sendo todos no curso de piloto privado. Atualmente estão fazendo o curso quatro alunos em aulas diárias e dois alunos na parte prática.
O próximo objetivo do Aeroclube é aprovar junto à ANAC o pedido de aprovação do Curso de Instrutores de Aviação (INVA), que deverá ser homologado em breve.    
O Aeroclube de Penápolis foi fundado em 18 de fevereiro de 1941, na sede do então Tiro de Guerra 303, por alguns apaixonados pela aviação em Penápolis, contudo ficou de 2008 a 2015 com suas atividades paralisadas, sendo reaberto em julho de 2015.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.