Nutricionista explica os benefícios e os malefícios do consumo de chocolate
Cidade
Ricardo Faria 16/04/2017Para a nutricionista Vânia Bittencourt é indiscutível que o chocolate atua com sucesso no humor das pessoas, deixando todos mais felizes, liberando inclusive sensações de prazer.
O cacau impulsiona a sensação de bem-estar, aumentando os níveis de serotonina no cérebro, a substância química que faz você sentir-se bem. Por esta razão o cacau fornece um impulso positivo no humor das mulheres durante a TPM e a menstruação, quando os níveis da serotonina são frequentemente baixos, explica. Contudo, com as transformações que o mercado impôs, principalmente, com a introdução de gordura vegetal hidrogenada o chocolate não é o mesmo. A gordura vegetal é a grande vilã. Ela traz problemas cardiovasculares, hipertensão, contribui para o aumento de gordura no fígado e da diabetes. Explica ainda que o excesso de gordura ou mesmo calorias é o grande problema. O problema não está em comer chocolate e sim na quantidade dele diariamente ou mesmo esporadicamente, completa.
O cacau é alimento de maior nível de antioxidante do mundo. Sendo muito rico em minerais como: zinco, magnésio, cálcio, fósforo, potássio, selênio, ferro e fonte de Fibra, contudo, as fórmulas passaram a ser corrompidas com lecitina de soja e Gordura Vegetal Hidrogenada, simplesmente, com o intuito de baixar o preço. Por isso mesmo, Vânia dá dicas para comprar chocolates com qualidade.
Verifique na composição dos produtos descrita na embalagem e tente descobrir quais não têm gordura vegetal e açúcar. Atualmente já é possível encontrar chocolates onde está escrito cacau 70, finaliza.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.