Mais de 1.000 alunos fazem uma viagem espacial pelo Planetário
Cidade
Secom PMP 24/06/2017Uma enorme cápsula inflável foi montada no ginásio de esportes da Escola Municipal Profª. Marilena Cipriano Pereira, no Jardim Eldorado, aguçando a curiosidade dos passantes. Mas quem aproveitou a novidade foram mesmo os alunos da rede municipal. As crianças estiveram a bordo dessa grandiosa cápsula, também chamada de Planetário Móvel, para uma divertida viagem espacial. O Planetário Móvel esteve no ginásio da escola na última terça-feira, 20, e foi visitado por mais de 1000 alunos que fizeram uma viagem espacial simulada pelo universo. Lá, eles aprenderam sobre os planetas, o sol, a lua, as constelações, cometas, estrelas cadentes e orientação sobre a importância em cuidar do Planeta Terra.
A bordo da grande cápsula, as crianças estiveram num ambiente de imersão, com projeção de vídeos abordando conhecimentos de Astronomia, Biologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Dessa forma, o planetário dá nova dimensão ao conteúdo aprendido em sala de aula, fazendo com que a construção do conhecimento proporcione também divertimento.
Essa viagem espacial foi mais uma ação do Programa A União Faz a Vida, realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Educação, com a cooperativa de crédito e investimentos Sicredi Alta Noroeste SP e Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).
Além de proporcionar uma atividade de divulgação científica, o Planetário Móvel fornece elementos para que professores e alunos possam refletir sobre aos padrões de consumo da sociedade atual, a pressão provocada sobre ecossistemas e o esgotamento de recursos naturais.União
O Programa A União Faz a Vida iniciou suas atividades em Penápolis no ano passado, pela Emef Integral Profª. Darcy Aparecida Buranello Marin, no bairro Sílvia Covas. Ele tem o objetivo de promover a educação cooperativa formando cidadãos empreendedores. Dessa forma, os próprios alunos propõem os projetos que são realizados na escola, junto com a comunidade, de acordo com a investigação que eles fizeram e identificaram as reais necessidades.
Neste ano, houve uma expansão do programa para a Emef Profª. Marilena Cipriano Pereira, no Jardim Eldorado e também nas Escolas de Educação Infantil Sílvia Covas e Branca de Neve, na Cidade Jardim.
Os professores envolvidos recebem assessoria pedagógica e material de apoio da Sicredi para trabalhar o programa com as crianças. Em contrapartida a escola realiza as inspeções investigativas e o município fornece o suporte para o desenvolvimento do programa.
Além dos alunos das escolas participantes do programa A União Faz a Vida, também puderam conferir o Planetário, os alunos das escolas municipais Profº.Armelindo Artiolli, Dr. Mário Sabino e Marcos Trench.
No ano passado, o Programa trouxe para Penápolis o espetáculo de teatro 2 por 4, do grupo paulista Esparrama, que foi apresentado para os alunos da Escola Darcy Buranello, que puderam conhecer um pouco mais sobre a música erudita. Secom PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.