Projeto de leitura incentiva pessoas a esquecerem livros em diversos lugares
Cidade
Ricardo Faria 23/07/2017Numa sexta-feira com um friozinho ameno, uma turma de pelo menos oito escritores se reuniram, trazendo além de seus escritos, comidinhas e muitas histórias a contar. A ideia é de fortalecer o grupo não somente com autores, mas, também de apaixonados por literatura. Pra mim fica uma pergunta: O Brasil é um país de leitores? De acordo com uma recente pesquisa Retratos da Literatura no Brasil, que entrevistou mais de 5 mil pessoas em 2015, diz que 56% são de leitores. Isto é, eles leram ao menos um livro nos últimos três meses. Dos que leem, a maioria estão na faixa dos 11 a 13 anos de idade. Segundo a pesquisa eles leem em média 5,3 livros em três meses. Outros fatores foram analisados a motivação e o que influência na hora de escolher um livro. Entre as motivações a exigência escolher diminui a partir dos 18 anos, enquanto que a atualização profissional e a religiosidade crescem.
Já o que influência a escolher o livro a capa e o título tem maior importância, sobretudo no público mais jovem. O que chama a atenção é em relação ao gênero literário existe um padrão de crescimento da leitura religiosa. Dos 18 aos 70 anos, a maioria declararam ler a bíblia ou qualquer outros livro de tema religioso. Esquecer um livro
Em 2014, o INTERIOR publicou a história de um projeto educacional desenvolvido na Escola Estadual Luiza Maria Bernardes Nory, intitulado Leitura, essa moda pega.
Idealizado pela professora de língua portuguesa, Regina Ferreira, o projeto vista provocar e instigar o interesse os estudantes, sobretudo, do ensino médio, a gostarem de ler.
No princípio eram autores teen como Talita Rebouças ou Bruna Vieira, com o passar do tempo, a professora incentivaram os clássicos e muito deles obrigatórios em vestibulares Brasil afora. A tática para que eles pudessem ler estava em contar um trecho e perguntar: Quer saber o final? Leia o livro!
Na época da matéria, uma aluna já havia lido 60 títulos no ano. E isso incentivou outros amigos de sala de aula a irem pelo mesmo caminho.
E para celebrar mais um ano desse projeto, principalmente, porque na próxima terça-feira (25), é comemorado o Dia Nacional do Escritor, o projeto Leitura, essa moda pega, está incentivando seus seguidores nas redes sociais a esquecerem um livro num ponto de ônibus, num banco de praça ou numa praça de alimentação, com o lindo recadinho Ei você que achou este livro, agora é seu! A iniciativa faz parte de um projeto de incentivo à leitura e compartilhamento de conhecimento.
Segundo Regina a dinâmica é bem simples, basta pegar um livro que já leu e que você deseja compartilhar a história com outra pessoa e simplesmente esquecer num lugar. Então, aceita enfrentar o desafio.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.