FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Apae de Penápolis é referência regional para exames de BERA

Cidade

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O Centro Especializado em Reabilitação (CER II), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Penápolis, tornou-se recentemente, referência para mais de 40 municípios da região de Araçatuba, para exames de PEATE (Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico), conhecido também por BERA – sigla inglesa para Brainstem Eletric Response Audiometry. De acordo com o enfermeiro e coordenador do CER II Edson Luiz da Silva, há seis anos a região não possuía um serviço público que realizava o procedimento de modo sedativo. “Há seis anos, nenhum município prestava o serviço para exames de BERA com sedação. Em contato com a DRS II [Diretoria Regional de Saúde de Araçatuba] e a parceria da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis, nós começamos a prestar esse serviço desde o início do mês”, explica.
Silva explica ainda que esse exame está sendo feito de forma gratuita, sendo que, o número de atendimento depende da central de vagas disponível na rede pública.
“Para atendermos o paciente, ele deverá procurar o seu postinho de saúde referência para que possa ter o encaminhamento. Com ele na mão, a secretaria de saúde do município agendará uma consulta no CROSS (Centro de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), que regulamenta todas os nossos agendamentos”, salienta.
Nenhum atendimento será feito fora dos agendamentos, exceto, as remarcações quando é feito pela própria unidade. Atualmente, a demanda de pacientes é de 30 pacientes. Exame
Segundo a fonoaudióloga Mariana Carmelo Lopes, no exame de PEATE são registrados as atividade elétrica que ocorre no nosso sistema auditivo, da orelha interna até o córtex cerebral, em resposta a um estímulo sonoro.
“O PEATE identifica alterações neurológicas do nervo auditivo até o tronco encefálico e com isso poderemos diagnosticar as vias auditivas e se elas possuem alguma ausência de ondas”, explica ela.
Os exames são registrados por técnicas não invasivas e não causam nenhum desconforto ao paciente. “Os exames de PEATE sem sedação são realizadas aqui na própria Apae. Já as que necessitam de sedação são realizadas em pela Santa Casa, em conjunto com o médico anestesista Lucas de Oliveira Quessada”, explica Edson.
Os exames e os acompanhamentos são realizadas por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais. Todos os valores são mantidos pelo Ministério da Saúde.
Já os equipamentos foram comprados com parte de recursos próprios e parte com dinheiro advindo do SUS (Sistema Único de Saúde), com a validação do Conselho Municipal de Saúde. O total de investimento foi de mais de 100 mil, sendo que, o equipamento para realizar o PEATE custou sozinho R$ 42 mil.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.