Aedes aegypti: Vigilância alerta para risco de casas abandonadas
Cidade
Secom-PMP 13/01/2018O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde alerta a todos os proprietários de residências abandonadas para que efetuem a limpeza e a retirada de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Os locais trazem grave risco à saúde pública, pois podem ser pontos de transmissão de dengue, chikungunya, zika vírus, além de leishmaniose, entre outras doenças. Segundo o encarregado do serviço, Franklin Cordeiro, são inúmeras reclamação de vizinhos e moradores sobre residências abandonadas. Por isso, temos intensificado a fiscalização, e a partir da próxima semana, a tornaremos mais rígida notificando e autuando todas as irregularidades encontradas nesses locais, enfatiza.
Por isso, todos os proprietários de residências em estado de abandono, com mato alto, criadouros, devem efetuar a limpeza com a máxima urgência. A multa nestes casos varia de 10 a 10 mil Ufesps, conforme estabelecido no Código Sanitário do Estado (Lei Estadual 10.083/98), na Lei Municipal 1014/01 e no Decreto 12.342, afirma Cordeiro.
Os moradores que tiverem conhecimento de alguma residência nessas condições podem denunciar diretamente na Ouvidoria Municipal através do telefone 156 (ligação gratuita). A denúncia pode ser feita de forma anônima. Todos os casos serão repassados para a Vigilância Epidemiológica que averiguará a situação.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.