BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

‘Teatro Épico’ é tema de oficina realizado pela Cia. Alternativa Teatro

Cidade

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Com o objetivo de instrumentalizar o ator (seja iniciante ou experiente) para compreender as pulsações, os ritmos corporais, as contrações, as vibrações e as contradições que a palavra falada ou calada causam dentro e fora do intérprete e em sua plateia, a Cia. Alternativa de Teatro realiza entre os dias 30 de março e 1º de abril, a oficina ‘Teatro Épico – a palavra na boca do ator”, com a atriz e diretora Juliana Calligaris. Quem tiver vontade de participar é só enviar uma carta de interesse ao e-mail contatociaalternativa@gmail.com contendo nome completo e RG e justificando o motivo de querer participar da atividade. São apenas 25 vagas e as inscrições podem ser feitas até no dia 29 de março. A oficina acontecerá no CEU das Artes da cidade de Penápolis que fica localizado na rua Manoel Foz, 515, Vila Aparecida. Segundo o diretor da companhia Rodrigo Santiago “a palavra não é apenas um conjunto de sons, existe uma força nelas que dependendo de como as expressamos, essas exercem uma influência transformadora no espaço/tempo e na ação cênica”, explica. A atividade auxiliará o grupo na pesquisa do espetáculo "Fuligem" que narra a vida e experiências dos cortadores de cana, figura comum em nossa região. A peça prevista para estrear em junho está em processo de ensaios e montagem e os artistas pretendem aplicar os conhecimentos adquiridos com este aprimoramento no novo trabalho.
Atriz Juliana Calligaris é graduada em Artes Cênicas e filosofia pela UNICAMP. Cursou pós-graduação em “Simbologia Teatral” na Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP. Lecionou Artes Cênicas na Sociedade Humana Despertar, em Sumaré, e nas Faculdades de Americana - FAM.É orientadora artística do Projeto Ademar Guerra e já dirigiu mais de quarenta montagens cênicas e atuou em mais de vinte peças teatrais. No cinema participou do longa "Quando os Homens Dormem", de Clayton Sangregório de 2011 e nos curtas metragens: "Translúcido" e "Tumulares" da Academia Internacional de Cinema e em "A Última Ceia" da FAAP.
Aprimoramento A oficina faz parte do projeto de Aprimoramento Artístico idealizado pela Cia Alternativa de Teatro e realizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo através do ProAc - Programa de Ações Culturais.  A companhia foi selecionada em um edital no ano de 2017 e promoverá 90 horas de atividades formativas gratuitas no município de Penápolis. As atividades contam ainda com o apoio da Prefeitura de Penápolis. No mês passado, durante o feriado de carnaval, foi realizada a durante três dias a primeira atividade do aprimoramento com a oficina: "Voz e expressividade - o poder encantatório das palavras e do ator", com o ator e diretor Heitor Gomes. Ao todo participaram 26 inscritos. Segundo Rodrigo Santiago: "as atividades foram de grande importância para a Cia Alternativa que pode aprimorar sua pesquisa através das ações propostas pelo artista convidado. Além disso, pudemos compartilhar com outros artistas de nossa cidade e região a formação que estávamos recebendo”, finaliza (AI/Cia. Alternativa de Teatro). 



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.