Penápolis supera 46 mil eleitores aptos a votar
Cidade
Carlos Netto 13/09/2018De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Penápolis terá 46.129 eleitores aptos a votarem na eleição do próximo dia 7 de outubro e essa atualização, realizada em julho último para todos os municípios brasileiros, também registrou os números de títulos suspensos e cancelados.
Segundo o chefe de Cartório, da 87ª Zona Eleitoral em Penápolis, Samuel da Silva Pereira, o município teve ainda 4.484 títulos cancelados e outros 842 suspensos.
O cancelamento ocorre por ausência às urnas, quando o eleitor não tenha votado ou justificado por 3 eleições consecutivas. Para aplicação dessa regra, cada turno é considerado uma eleição, explicou.
Conforme determinação do TSE, somente o interessado pode fazer a regularização, devendo comparecer ao Cartório Eleitoral da sua inscrição ou da sua residência, caso tenha mudado.
Sobre a suspensão, isso ocorre quando o eleitor teve seus direitos políticos suspensos por condenação criminal, após a extinção de todas as penas impostas.
Há casos em que, além da condenação relativa à pena privativa de liberdade, pode ainda estar prevista a declaração de inelegibilidade do eleitor, o que acarreta, mesmo após o cumprimento da pena, a impossibilidade de concorrer a cargo eletivo.
Nesse caso, o eleitor poderá votar, mas ficará impossibilitado de concorrer a cargo eletivo.
SEÇÕES: Samuel Pereira informou ainda que os locais de votação permanecem os mesmos, 17 no total, mas que em alguns deles as seções foram ampliadas. Nessa eleição vamos ter mais 5 sessões, passando de 128 para 133. É que existiam salas disponíveis, que agora serão usadas na ampliação das seções, explicou o chefe de Cartório. Cada sala comporta, no limite estipulado pelo TSE, 400 eleitores.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.