Ghapo visita pacientes com câncer de mama e apoia famílias
Cidade
Carlos Netto 06/10/2018Embora não realize ações específicas e/ou direcionadas para a conscientização e prevenção do diagnóstico precoce do câncer da mama durante o Outubro Rosa, o Grupo de Humanização e Apoio aos Pacientes Oncológicos de Penápolis (Ghapo) continua atuante. Sempre existe alguma atividade direcionada àquelas pessoas que procuram o grupo em busca de apoio, em todos os aspectos, pois entendem que o momento é bem difícil para quem descobre ter a doença, e para a família.
De acordo com a responsável pelo grupo, Luciane Casella, como vem ocorrendo no últimos anos, o grupo continua auxiliando as famílias penapolenses, geralmente após descobrirem a doença.
Continuamos fazendo as visitas, ajudamos com cestas básicas e medicamentos, entre outras ações que visem amenizar a situação vivida pelo paciente e sua família, explicou Luciane.
Como ela tem falado e alertado em diversas ocasiões, sejam em reuniões ou até mesmo com as famílias envolvidas nesse processo, é importante que as pessoas façam um autoexame e fiquem atentas ao câncer de mama.
É muito importante se apalpar para detectar a doença, principalmente mulheres acima de 40 anos, que precisam constantemente de cuidados, alertou.
HOMENAGEM
No primeiro semestre desse ano, conforme relatou, o grupo fez uma homenagem a Larissa Ribeiro, que foi diagnosticada com câncer de mama, passou por cirurgia, se recuperou da doença e hoje está grávida.
Nós fizemos uma homenagem à ela, no mês de maio, em comemoração ao dia das mães. Foi um momento importante e é isso (esperança) que levamos às pessoas que estão passando por isso, lembrou Luciane.
GHAPO
O Ghapo Grupo de Humanização e Apoio aos Pacientes Oncológicos de Penápolis é um grupo de pessoas que tentam levar aos pacientes com câncer um pouco de humanização nas fases de descoberta e tratamento da doença.
Luciane comentou que o objetivo é apoiar as famílias que procuram as pessoas ligadas ao grupo, mostrando a eles que tudo passa, apesar de não ser fácil essa fase da vida.
Até o final do ano o grupo permanece fazendo visitas às famílias.
O QUE É
A campanha de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, é realizada por diversos entidades, no mês de outubro, e dirigida à sociedade, em especial às mulheres.
Outubro Rosa destaca a importância da conscientização sobre câncer de mama e esse movimento, que vem ganhando força a cada ano, tem como objetivo levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do diagnóstico precoce da doença.
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.