Iniciados trabalhos para desassorear o córrego Santa Leonor
Cidade
Da Redao 20/12/2018O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços iniciaram os preparos para o desassoreamento do Córrego Santa Leonor.
Nesta primeira fase, são feitas o recolhimento dos peixes e a secagem do leito para que os veículos e máquinas possam atuar na retirada de sedimentos.
Os serviços são executados conforme licença ambiental da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
O objetivo é amenizar as inundações naquela região, melhorando a drenagem urbana, ao aumentar a profundidade do leito daquele trecho do rio que corta a cidade. Isso inclui a retirada de materiais sedimentados.
Segundo explicou o diretor de obras do Daep, Luis Carlos Capraro, os peixes existentes no local foram retirados e transferidos para o Lago Azul. Recolhemos inicialmente cerca de 400 quilos de peixes.
Estamos aguardando para que a água do córrego abaixe ainda mais. Onde surgir ilhas com água, faremos uma nova retirada, explicou.
Para que sejam iniciados os trabalhos de desassoreamento, é necessário que o leito esteja seco.
A vazão do rio é controlada por meio da abertura e fechamento do registro de emergência existente no local.
Na primeira etapa, o desassoreamento vai ser feito no canal próximo ao cruzamento com a avenida Alaide Ferraz de Almeida. Logo em seguida, a equipe trabalha na parte superior do córrego, próximo à avenida Armando Silva, e por último, o lago central.
Ainda segundo o diretor de obras do Daep, a previsão é que a retirada de materiais dure aproximadamente quatro meses.
(*) Com informações da Secom - PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.