Sindicato do servidores municipais inicia negociação salarial
Cidade
Carlos Netto 15/02/2019Representantes do Sindicato dos Servidores Municipais (SINDSERVPEN) estiveram reunidos na última quarta-feira com a Administração municipal para apresentarem as reivindicações salarias, em defesa dos servidores da Prefeitura de Penápolis, EMURPE (Empresa de Urbanização de Penápolis), DAEP (Departamento de água e Esgoto de Penápolis) e CISA (Consórcio Intermunicipal de Saúde). A presidente do Sindicato, Maria José Francelino, a Zezé, explicou que durante a reunião, entre tantos itens, foi pedido o repasse inflacionário e as perdas salariais, de forma retroativa, para respeitar a Data Base, que é o mês de fevereiro/2019).
Esse documento foi apresentado na reunião, e deverá ser levado ao conhecimento do prefeito (Célio de Oliveira), que não pode participar, disse Zezé, ao informar que cópia da pauta também será encaminhada à direção do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Micro Região de Penápolis).
ÍINDICES
O Sindicato, segundo Zezé, trabalha com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que em dezembro de 2018 foi 3,43%.
Como negociamos no índice de janeiro de 2019, e o mesmo ainda não fechou, solicitamos o repasse inflacionário no valor de 3,43%, podendo variar no mês de janeiro, explicou.
Ela lembrou que as perdas salariais nos últimos 6 anos totalizam 20%, com o sindicato pedindo uma negociação para que essas perdas sejam pagas ao longo do atual mandato.
Nós pedimos, mas a Administração propôs um repasse inflacionário de 4%, dividido em 2,5% agora e o restante em julho.
Vamos levar para a assembleia, ela é quem decide se aceita ou não, confirmou.
Sobre o Vale Alimentação, que desde janeiro último é de R$180,00, Zezé classificou que o poder de compra para servidor, ainda está abaixo das expectativas, e pediu que o valor fosse revisto.
Também foram apresentadas outras reivindicações, que os servidores têm acesso no site do sindicato.
PREFEITURA
O município, através da secretária de Administração Fátima Rahal, confirmou ao INTERIOR que as partes iniciaram negociações salarias, tendo ela recebido a pauta que será discutida com o prefeito, ainda nesta semana, enquanto aguarda a realização da assembleia dos servidores, que decidirá sobre a contraproposta, a ser apresentada pela Prefeitura.
Vamos aguardar a assembleia deles, enquanto isso vamos nos reunir com o prefeito e ver as demais reivindicações.São vários itens nessa pauta; fizemos uma exposição pra eles mas no momento nós pedimos uma trégua.Vamos avaliar tudo isso baseados na folga que nós temos na Folha de Pagamento, disse a secretária, explicando que isso vai depender da efetivação de uma certidão do Tribunal de Contas do Estado, em relação ao limite de gastos com a Folha.
Sobre gratificação ao servidor, carga horária da enfermagem, pagamento das evoluções acadêmicas e não acadêmicas, avaliação de mérito, entre outros itens da pauta, serão avaliadas pela Administração.
Algumas já estão em andamento, como é o caso do vale alimentação, que teve um reajuste, mas que pode ser reavaliado (um aumento) conforme solicitação do Sindicato.
Não divulgamos nada ainda, mas vamos mesmo aguardar a assembleia, que deve ocorrer na próxima semana, concluiu Fátima Rahal.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.