Penápolis espera inclusão como Município de Interesse Turístico
Cidade
Carlos Netto 17/03/2019Com a aprovação do projeto de lei nº 635/2018 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), que classificou mais 43 novas cidades como Municípios de Interesse Turístico (MITs) em fevereiro, Penápolis esperava ser incluída na relação.
A Administração municipal, que já encaminhou toda documentação para ser atendida no projeto entende que, ao ser incluído no processo, Penápolis vai fomentar novos empregos e gerar mais renda.
A reportagem do Jornal INTERIOR ouviu a Administração municipal sobre o assunto, tendo a Secretaria de Comunicação enviado informações sobre o processo em andamento.
O projeto para classificação de Penápolis na proposta de Município de Interesse Turístico (MIT) foi elaborado pela Secretaria de Cultura e Turismo, sob o comando de Luiz Carlos Colevatti, com apoio do Conselho Municipal de Turismo.
Atendendo à reportagem, Colevatti explicou que falta uma análise mais profunda por parte da Equipe Técnica (da ALESP) referente ao potencial turístico de Penápolis que, comparado a outros municípios, está bem à frente com seus atrativos e possui um diferencial: tem seu perfil turístico definido e atuante.
Pelo levantamento realizado pelo SEBRAE, nossa vertente turística é cultural, por possuirmos 4 Museus atuantes e abertos à comunidade, e possuímos ainda o único Santuário de Francisco de Assis no Brasil, explicou Colevatti.
Ele relatou que o Turismo Rural e Religioso são atuantes, recebendo milhares de pessoas nas quermesses e festas, em comunidades rurais e urbanas.
Acredita que falta, também, um empreendedorismo maior dos políticos locais junto aos deputados, para que possam acelerar o processo de qualificação de Penápolis ao MIT.
PROJETO
O secretário de Cultura e Turismo informou que Penápolis apresentou todas as exigências solicitadas pela Comissão de Avaliação da ALESP, destacando o Plano Diretor de Turismo, inventário dos recursos e atrativos turísticos da cidade, Conselho Municipal de Turismo formado e o Calendário Oficial de Eventos.
Sobre a informação de que existiam dois projetos de Penápolis na Assembleia Legislativa sobre o assunto, e isso estaria adiando a aprovação, Colevatti explicou que, na verdade, dois deputados receberam o mesmo projeto.
Não são dois projetos, e o fato de os dois receberem a mesma coisa, isso deve fortalecer a aprovação, alertou.
ESTRUTURADurante os debates sobre investir no Turismo, especialmente o religioso por Penápolis abrigar o único Santuário de Francisco de Assis no Brasil, se questionava se a infraestrutura hoteleira atenderia a demanda.
Como isso implicaria em mais pessoas visitando a cidade, Colevatti explicou que existe um levantamento nesse sentido e a rede hoteleira seria suficiente para atender a demanda.
Segundo ele, esse setor é suficiente no momento, mas acredita que ele poderia ir aumentando gradativamente, de acordo com o fluxo de turistas.
OPÇÕES
Indagado sobre as opções que seriam oferecidas no projeto turístico de Penápolis, como os museus, ou o turismo religioso (com o padroeiro São Francisco de Assis), Colevatti argumentou que a vertente turística de Penápolis é cultural, mas o turismo religioso é uma das opções mais fortes.... (isso pode) incrementar e capitanear turistas que já vêm em romaria para visitas ao Santuário São Francisco de Assis e festas e quermesses nas comunidades religiosas, explicou.
É que existe um projeto em andamento, mediante acertos e conversações com a Igreja Católica, chamado "Caminhos de São Francisco", que abrangeria todas as comunidades religiosas (católicas) da zona rural.
O secretário reiterou que existem possibilidades do turismo rural, já que ele é desenvolvido no município por meio das festas e quermesses realizadas pelas comunidades rurais. ... (elas) atraem milhares de pessoas de outros municípios da nossa região, concluiu.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.