Uber vai prejudicar serviços, garantem taxistas
Cidade
Carlos Netto 06/04/2019Com a informação de que a plataforma Uber iniciou operação em Penápolis nesta semana, que já era esperada em razão da empresa ter anunciado o cadastramento de motoristas, o serviço de taxistas deverá sofrer um redução, situação que os profissionais já vêm sofrendo há tempos com a redução no número de passageiros e de corridas. Há quem diga que se já estava ruim, pode piorar, isso para os dois serviços, pois o mercado, segundo alguns taxistas ouvidos pela reportagem não comporta essa plataforma.
Para Jair Nascimento, que está no ramo há 8 anos, o Uber vai prejudicar os taxistas, especialmente para aqueles que tem o carro como trabalho fixo. Prejudica sim, para nós que pagamos impostos. Já está difícil, pois as corridas diminuíram em cerca de 50%, isso antes de sair o Uber. Eu acho que eles vão trabalhar de graça, e ainda vão acabar tirando o serviço de quem precisa, disse Jair.
Ele relatou que a maioria dos cadastrados tem serviço fixo, sendo um bico o serviço de Uber, e no caso dos taxistas, a maioria trabalha como um serviço fixo. Eu não sou aposentado, e muitos de nós também não. Vivemos disso; não é bico. Não sei o que vai ser, mas sei que a cidade não comporta, garantiu Jair.
Outros profissionais da área também pensam da mesma forma, pois entendem que a cidade não teria público que absorvesse esse novo serviço em grande escala.
A reportagem apurou que há muito tempo o número de pontos liberados pela Prefeitura não aumentou, e muitos deles acabam ficando sem carros, na maioria do tempo.
O profissional José Carlos Zagato, que é aposentado e trabalha no serviço de taxi, lamentou o a chegada do Uber, pois entende que as viagens para os taxistas vão diminuir. Como vão sobreviver.
Se não está dando nem para gente, como vai ser para eles, perguntou.
Relatou ainda que na quinta-feira entrou no ponto às 4 da madrugada, na rodoviária, e quando chegou às 12h tinha feito duas viagens. Está muito difícil. Hoje (ontem) estou fora da cidade, levando um amigo em um hospital, disse ele, reiterando que não sabe, realmente, como esse serviço vai sobreviver.
PLATAFORMA
Em Penápolis a categoria disponível é o UberX, com pagamento realizado com cartão de crédito.
Os motoristas prestam o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros, conforme prevê a Política Nacional de Mobilidade Urbana, através de Lei Federal, de 2012, que foi regulamentado por outra lei, também Federal, de 2018.
No momento não existe qualquer iniciativa de protestou ou algo parecido por parte dos taxistas locais.
É que a atividade não depende de regulação municipal. Por lei federal as regras devem ser cumpridas por todos os motoristas, com carteira de habilitação, indicação de atividade remunerada e ter verificado os antecedentes criminais.
Para usar, o passageiro precisa instalar em seu telefone celular o aplicativo da empresa, que é baixado nas plataformas móveis.
Após o cadastro que deve incluir um cartão de crédito válido, o passageiro preenche para onde deseja ir, além de confirmar o endereço de partida.
Como tem o GPS, o motorista já sabe o local para pegar o passageiro.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.