BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

108 novos casos de dengue são confirmados em uma semana na cidade

Saúde

Os três óbitos ocorridos no município continuam em investigação

Quantidade de casos positivos na cidade passou de 793 para 901, segundo boletim

Quantidade de casos positivos na cidade passou de 793 para 901, segundo boletim. Foto: Divulgação

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Em uma semana, a Vigilância Epidemiológica de Penápolis registrou mais 108 casos positivos de dengue. De acordo com o boletim divulgado ontem (13), a quantidade passou de 793 para 901 – soma dos diagnosticados com exame e por avaliação clínica. Os três óbitos ocorridos no município continuam em investigação.

A cidade enfrenta uma epidemia da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e já decretou situação de emergência. Ao todo, foram notificados 1.657. Desses, 71 tiveram resultado negativo e 20 foram descartados. Dados mensais registram que, em janeiro foram 19 casos positivos e, em fevereiro, 138. Março teve 457 e abril fechou com 181. Até o momento, foram registrados em maio 106.


REUNIÃO

Na última quarta-feira (11), representantes da Prefeitura, de órgãos de saúde e autoridades locais participaram da primeira reunião da Sala de Situação de Combate à Dengue. Na ocasião, foram apresentadas a situação epidemiológica e as medidas de prevenção e combate. Foi realizada uma explanação detalhada dos números levantados sobre a situação por setores e quadro total, demonstrando os pontos críticos, prioridades, ações vigentes e futuras.

A equipe da Secretaria de Saúde também mostrou um relatório de atividades dos apoiadores de combate à dengue que já iniciaram o trabalho preventivo de visita casa a casa, com orientações e eliminação de criadouros. Os profissionais receberam um kit de materiais, equipamentos de proteção individual e para a execução do trabalho.

O trabalho é realizado por 85 agentes comunitários de saúde e 15 de combate à endemia. Há ainda a aplicação do inseticida, o "fumacê". O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), junto com as secretarias de Obras e Serviços e Agricultura destacaram a limpeza de terrenos e áreas verdes que já recolheram mais de 150 toneladas de materiais.

A fiscalização já notificou mais de 400 proprietários. Foi sugerida a realização de um arrastão em todos os bairros da cidade, com auxílio do Tiro de Guerra e membros da sociedade civil organizada. A sugestão será analisada pela secretaria.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.