108 novos casos de dengue são confirmados em uma semana na cidade
Saúde
Os três óbitos ocorridos no município continuam em investigação
Ivan Ambrósio 14/05/2022Em uma semana, a Vigilância Epidemiológica de Penápolis registrou mais 108 casos positivos de dengue. De acordo com o boletim divulgado ontem (13), a quantidade passou de 793 para 901 – soma dos diagnosticados com exame e por avaliação clínica. Os três óbitos ocorridos no município continuam em investigação.
A cidade enfrenta uma epidemia da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e já decretou situação de emergência. Ao todo, foram notificados 1.657. Desses, 71 tiveram resultado negativo e 20 foram descartados. Dados mensais registram que, em janeiro foram 19 casos positivos e, em fevereiro, 138. Março teve 457 e abril fechou com 181. Até o momento, foram registrados em maio 106.
REUNIÃO
Na última quarta-feira (11), representantes da Prefeitura, de órgãos de saúde e autoridades locais participaram da primeira reunião da Sala de Situação de Combate à Dengue. Na ocasião, foram apresentadas a situação epidemiológica e as medidas de prevenção e combate. Foi realizada uma explanação detalhada dos números levantados sobre a situação por setores e quadro total, demonstrando os pontos críticos, prioridades, ações vigentes e futuras.
A equipe da Secretaria de Saúde também mostrou um relatório de atividades dos apoiadores de combate à dengue que já iniciaram o trabalho preventivo de visita casa a casa, com orientações e eliminação de criadouros. Os profissionais receberam um kit de materiais, equipamentos de proteção individual e para a execução do trabalho.
O trabalho é realizado por 85 agentes comunitários de saúde e 15 de combate à endemia. Há ainda a aplicação do inseticida, o "fumacê". O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), junto com as secretarias de Obras e Serviços e Agricultura destacaram a limpeza de terrenos e áreas verdes que já recolheram mais de 150 toneladas de materiais.
A fiscalização já notificou mais de 400 proprietários. Foi sugerida a realização de um arrastão em todos os bairros da cidade, com auxílio do Tiro de Guerra e membros da sociedade civil organizada. A sugestão será analisada pela secretaria.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.