FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

118 Anos: 1º Penápolis Matsuri começa hoje com programação gratuita ao público

Cidade

Evento terá Praça de Alimentação e Feirinha de variedades com produtos típicos da cultura japonesa

Há anos a Associação Cultural Nipo-Brasileira (Kai-Kan) promove a Festa do Bon Odori em Penápolis

Há anos a Associação Cultural Nipo-Brasileira (Kai-Kan) promove a Festa do Bon Odori em Penápolis. Foto: Imagem/PMP

FUNEPE BANNERS VESTIBULAR MEDICINA 2026

Toda população da cidade e região está convidada a prestigiar o “1º Penápolis Matsuri”, um festival em homenagem à cultura japonesa que começa nesta sexta-feira (16), e vai até domingo, com diversas atrações artísticas para o público de todas as idades, além de oferecer as delícias da culinária japonesa e a venda de acessórios e roupas típicas.

O festival acontecerá na Associação Cultural Nipo-Brasileira – Kai-Kan, com uma programação artística diversificada ao longo dos três dias, contemplando apresentações de música, dança, teatro, ilusionismo, circo, performance, shows, e ainda atividades formativas como palestras e oficinas; tudo de forma gratuita ao público.
O 1º Penápolis Matsuri é realizado pela Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Cultural Nipo-Brasileira (Kai-Kan). Vale lembrar que o evento integra a programação festiva do mês de aniversário da cidade que celebra 118 anos de fundação no próximo dia 25 de outubro.

O prefeito Caique Rossi ressalta que a formação da nossa cidade está ligada à história dos imigrantes japoneses que fixaram moradia aqui e ajudaram a construir Penápolis. “Por isso, convidamos toda comunidade para prestigiar o evento e conhecer um pouco mais sobre a cultura japonesa”, convidou o prefeito.


CULINÁRIA

Como não poderia faltar, o 1º Penápolis Matsuri contará com Praça de Alimentação à disposição do público, oferecendo opções de diversas iguarias e delícias da culinária japonesa. Além disso, o evento terá também uma Feirinha de Variedades onde serão comercializadas roupas, acessórios, entre outros produtos típicos japoneses.

Com relação às atividades formativas, as inscrições serão feitas no dia, um pouco antes do horário de início, por ordem de chegada.

Para sua realização, o evento conta com recursos destinados pelo vereador Mário Abe, por meio de emenda impositiva.

O secretário municipal de Cultura, Lucas Casella, destaca que essa é a primeira edição do evento que promete fazer parte do calendário festivo da cidade. “O 1º Penápolis Matsuri chega como uma grande novidade à população da cidade e região, um evento para celebrar e valorizar a cultura japonesa. Esperamos que o público prestigie as apresentações, participe das atividades formativas e aproveite essa grande oportunidade de intercâmbio cultural”, disse Casella.


Confira a programação completa:

1º Penápolis Matsuri

Data: 16 a 18 de outubro 2026

Local: Kai-kan – Associação Cultural Nipo-Brasileira de Penápolis

(Avenida Leandro Ratisbona de Medeiros, 371)


Sexta-feira – 16/10

19h (Palco Principal) - Performance “Flor Lago - Hana Mizumi” - Deraldo Ferreira Neto

19h30 - (Palco Principal) - Apresentação “Mar de Histórias em Kamishibai” - Kamishibai Obasan

21h (Palco Principal) – “Ilusionismo” - Seiji Otta

22h (Espaço SustExpo) – “Circo de Quintal” - Palhaço Popó


Sábado – 17/10

19h (Palco Principal) - Grupo Hatsumi Taiko

20h (Palco Principal) – “Bon Odori” - Grupo Gakudan


Domingo – 18/10

9h - IREISSAI (missa-culto aos antepassados) - Kain Kan

10h (Espaço SustExpo) - Palestra “Os R's da sustentabilidade” - Josy Martins.

10h – “Oficina de origami” - Norma Takeshita

11h (Espaço SustExpo) - Oficina “Livro de pano, livro de sonhos” - Josy Martins

12h - Oficina “Colorir e recortar”, “montagem de Carpa Koi” - Flávia Wolffovitz

12h - Exibição de curtas-metragens.

13h – “Oficina de autômatos” - Vagner Silva.

14h30 (Espaço SustExpo) – “A Oficina do Circo” - Pimenta Cultural

16h – “Oficina de mangá e anime” - Marcos Gratão

17h (Espaço SustExpo) - Espetáculo “Container Circus” - Cia. BR Circus

17h30 – “Oficina Kamishibai” - Andressa Giacomini

19h (Palco Principal) – “Momotaro e Kintaro” - Kamishibai Obasan

20h - Sun Wukong apresenta:

Hip Hop - Luo Han • K-Pop - New Star • Kung Fu artistico - equipe Alfa • Tai Chi Chuan- equipe Alfa • Quebramento de artes marciais • Shishimai (Dança do Leão)

21h (Palco Principal) - Show musical com Naomi Maeda

(*) Com informações da Secom – PMP



FUNEPE BANNERS VESTIBULAR MEDICINA 2026

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.