FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

17 PMs de Penápolis que atuaram no combate ao mega-assalto em Araçatuba são homenageados

Polícia

Assembleia Legislativa de SP concedeu ‘Colar de Honra ao Mérito’ e certificados a 148 policiais

Alesp homenageou 148 policiais militares da região em solenidade no CPI-10

Alesp homenageou 148 policiais militares da região em solenidade no CPI-10. Foto: Felipe Augusto

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Dezessete policiais militares de Penápolis, que atuaram no combate ao mega-assalto em agências bancárias de Araçatuba, foram homenageados, na manhã de ontem (12), pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). A solenidade, realizada na sede do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), contou com a presença do presidente Carlão Pignatari (PSDB). O crime aconteceu na madrugada de 30 de agosto, deixando dois moradores mortos.

Ao todo, 148 PMs foram agraciados, sendo que 88 receberam um certificado e 60 ganharam um colar de honra ao mérito da Alesp. Além de Penápolis, profissionais de Araçatuba, Birigui, Guararapes e Andradina foram condecorados. A cerimônia contou com a participação do comandante do dispositivo formado, major Gledes Nelson Marques; comandante do CPI-10, coronel Rodrigo Eval Arena; além de prefeitos da região, vereadores, autoridades públicas e convidados.

“A Assembleia Legislativa faz uma justa homenagem a esses heróis que defenderam, não só a vida das pessoas, mas a honra de todos nós paulistas”, disse o presidente. “Parabéns a todos, onde mesmo os policiais que não estavam no combate, mas que ficaram no outro dia preservando os lugares onde tinham bombas que podiam ser detonadas a qualquer momento. Isso mostra honradez e compromisso de cada um de vocês”, completou Pignatari.

O comandante do CPI-10 relembrou sobre a ação, os armamentos e a violência dos assaltantes na data e agradeceu aos presentes.


CRIME

Um grupo com, pelo menos, 20 homens fortemente armados, invadiram Araçatuba em carros, assaltando duas agências bancárias. Imagens divulgadas por moradores e pelas câmeras de segurança mostram que, durante a fuga, o grupo usou reféns como “escudo humano” para escaparem de uma reação mais dura por parte da PM.

Os criminosos, que usaram drones para fiscalizar o movimento dos policiais, queimaram um caminhão e o deixaram atravessado para impedir a passagem de reforços enviados de cidades vizinhas. O ataque ficou conhecido como “Novo Cangaço”. Além dos dois moradores que faleceram, um dos bandidos veio a óbito.

Outras cinco pessoas ficaram feridas, entre elas, um jovem que teve os pés amputados, após ser atingido por um explosivo deixado nas ruas. O grupo espalhou quase 100 bombas que eram acionadas por sensor e celular. Até agora, foram presas sete pessoas e a polícia ainda investiga as ligações da quadrilha com outros crimes semelhantes. (*) Com informações da A/I da Alesp


Confira os policiais militares de Penápolis homenageados:


-- Capitão Fernando da Cunha Bachiega;

-- 1º tenente Vinícius Bogo Beneti

-- Cabo Ronaldo Franzoi Cândido;

-- Soldado Bruno Prado de Oliveira;

-- Soldado Rogério Custódio dos Santos;

-- Cabo Ederson dos Passos Gropo;

-- Cabo Ramilton Sussai Machi

-- Cabo Dráuzio Siqueira Peres

-- Cabo Luiz Fernando Tarelho Camargo

-- Cabo Bruno Raphael Maturano Morales

-- Cabo Viviane Ap. Leuck Gonçalves

-- Cabo Murilo Moreira Alberton

-- Cabo Marciel Bispo da Rocha

-- Cabo César Henrique Amaral

-- Cabo Rodrigo Gabriel Heradão

-- Cabo André Luiz Bernardino Costa

-- Cabo Wesley Dias de Almeida



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.