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1.932 emplacamentos de veículos novos foram registrados na pandemia

Cidade

Desse total, 1.493 foram em Penápolis, seguido por 156 em Avanhandava

1.493 novos emplacamentos foram feitos em Penápolis de março de 2020 a abril deste ano

1.493 novos emplacamentos foram feitos em Penápolis de março de 2020 a abril deste ano. Foto: Arquivo/JI

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No período da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, entre março de 2020 a abril deste ano, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) emitiu 1.932 registros de emplacamentos de veículos novos nas cidades que compõem a microrregião.

Desse total, 1.493 foram em Penápolis, seguido por 156 em Avanhandava. Alto Alegre foram 65, Braúna e Luiziânia 63 cada, Barbosa 49 e, por fim, 43 em Glicério. Uma das formas, segundo o órgão, tem sido o emplacamento digital de veículos zero quilômetros, que começou a ser oferecido a partir de 27 de maio de 2020, se tornando uma alternativa ágil e rápida para o cidadão.

Em todo Estado de São Paulo, foram feitos 764.252 registros. Desse total, 32.218 foram atendimentos presenciais. O registro e emplacamento digital de veículos novos deve ser realizado por meio dos canais digitais do Detran, contemplando todas as fases do processo: pagamento de taxa de primeiro registro, envio dos documentos, recolhimento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), impressão e download do CRLV-e.

Para requisitar a abertura do serviço, é necessário que o proprietário realize o pagamento da taxa de primeiro registro, no valor de R$ 355,80, por intermédio do aplicativo do Banco do Brasil, Bradesco, Santander ou nas casas lotéricas, informando o CPF/CNPJ no instante em que fizer o recolhimento da taxa.

Além disso, é importante que o proprietário tenha em mãos as notas fiscais (fabricante e consumidor final), RG, CPF, comprovante de endereço, decalque do número do chassi e a taxa de primeiro registro recolhida. Todos os documentos deverão estar digitalizados para abertura do serviço on-line. O cidadão pode acompanhar sua solicitação pelo portal do Detran na aba “acompanhamento de serviços de veículos”.

Nessa funcionalidade, é possível consultar o status da solicitação, se falta algum documento e se a guia de IPVA já está disponível para pagamento. Para conclusão do serviço é necessário o envio on-line do comprovante de recolhimento do IPVA (primeira parcela ou integral). Finalizado o processo, o proprietário terá a confirmação do registro do veículo e acesso ao código de segurança do CRLV-e no serviço de “acompanhamento de serviços de veículos”.

Para acessá-lo em formato digital, é necessário baixar o aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito). Caso opte pelo licenciamento impresso, é possível baixar e imprimi-lo pelo portal no serviço “Licenciamento do veículo”. Para efetuar o acesso, é necessário fazer o login e informar o CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) e a senha.

Preencha os campos e insira seu número de celular para envio de SMS com o código de segurança a ser informado na solicitação de licenciamento. Após obter o licenciamento digital, o cidadão poderá contratar a estampagem da placa em um estampador credenciado pelo Detran. A relação de estampadores credenciados pode ser obtida no portal.



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