FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

1ª Semana Cultural Cora Coralina: exposição sobre vida e obra da escritora está aberta à visitação gratuita

Cidade

Exposição está instalada na Sala Cora Coralina (rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333 – centro) e ficará aberta à visitação gratuita até sábado

A exposição sobre Cora Coralina conta com diversos cenários que retratam um pouco de sua história

A exposição sobre Cora Coralina conta com diversos cenários que retratam um pouco de sua história. Foto: Imagem/PMP

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Uma das mais famosas escritoras brasileiras, Cora Coralina, faria aniversário neste dia 20 de agosto. E para celebrar sua trajetória de vida simples e grande relevância literária, a Prefeitura de Penápolis e a Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promovem a 1ª Semana Cultural Cora Coralina, de 19 a 24 de agosto, com diversas atrações gratuitas para toda comunidade.
A abertura oficial da 1ª Semana Cultural Cora Coralina aconteceu na noite de terça-feira, 19, com a Exposição Audiovisual e Imersiva sobre vida e obra da renomada poetisa e contista brasileira que residiu em Penápolis boa parte de sua vida. A exposição instalada na Sala Cora Coralina – também nomeada em homenagem à escritora – segue aberta à visitação pública até sábado.

Com uma programação diversificada, a Secult e o Sistema Integrado de Bibliotecas Públicas de Penápolis realizam durante a Semana Cultural cora Coralina, diversas atividades gratuitas. Além da exposição, o evento terá ainda um bate-papo com a escritora Aline Bei; café da manhã com sarau literário musical e apresentações alusivas à escritora.

MULHER SIMPLES

Nascida em 20 de agosto de 1889, Cora Coralina é um pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, mulher simples, doceira de profissão, que viveu longe dos grandes centros urbanos. Alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro.

Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965, quando já tinha quase 76 anos de idade, apesar de escrever seus versos desde a adolescência. Cora Coralina faleceu em 10 de abril de 1985, aos 95 anos.

Vale lembrar que a Semana Cultural Cora Coralina foi instituída pela Lei Municipal nº 3067, de 05 de novembro de 2024, autoria da vereadora Jandineia Fernandes; e também integra a programação do “Cultura Agosto”, evento realizado pela Prefeitura de Penápolis, que contempla diversas atrações artístico-culturais, com participação gratuita da comunidade.


EXPOSIÇÃO

A exposição audiovisual e imersiva sobre vida e obra de Cora Coralina é aberta ao público e conta com diversos cenários que retratam um pouco da história dessa importante escritora brasileira, seja por meio de painéis com fotos e textos, expositores com seus objetos pessoais, livros publicados, manuscritos da escritora e exibição de vídeos sobre sua vida.

Destaque para o “Quarto de Cora”, um ambiente especial da exposição, que busca reproduzir o quarto de Cora Coralina, com réplicas de sua cama, baú, cadeira, máquina de escrever, quadros, máquina de costura, entre outros objetos da época em que viveu.


SERVIÇO

A exposição está instalada na Sala Cora Coralina (rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333 – centro) e ficará aberta à visitação gratuita até o próximo sábado, dia 23 de agosto. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na sexta-feira (22/08), ficará aberta até às 22h, devido à realização da Festa do Folclore; e no sábado (23/08), das 14h às 21h.


Confira a programação da Semana Cultural Cora Coralina

De 19 a 23 de agosto

Exposição Audiovisual sobre vida e obra de Cora Coralina

Local: Sala Cora Coralina (rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333 - centro)


Dia 23/08 (sábado) – 19h

Bate-papo com a escritora Aline Bei

Local: Biblioteca Municipal “Profº Fausto Ribeiro de Barros”

(rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333 – centro).


Dia 24/08 (domingo) – 9h30

Café com Cora

Café da manhã com Sarau Literário Musical

Local: Casa Arcaica Café & Ateliê (rua Altino Vaz de Melo, 236 – centro).

(*) Secom – PMP



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.