Tite vê Corinthians desgastado e explica substituição de Pato
Esportes
05/04/2013O Corinthians sofreu para vencer o Millonarios por 1 a 0 na noite de quarta-feira, no estádio El Campín, em Bogotá. Após primeiro tempo completamente apagado, no qual mal manteve a posse de bola, o Timão saiu da Colômbia com os três pontos e a classificação às oitavas de final devido a um gol de Danilo, marcado no segundo. O técnico Tite admitiu o desempenho abaixo do esperado na etapa inicial: para ele, fruto do desgaste físico. No último domingo, o Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 1 no estádio do Morumbi. O principal destaque dos jogadores ao apito final foi o cansaço acumulado durante a partida a equipe saiu atrás do placar, e buscou a virada no fim. Ciente das dificuldades encontradas contra o Millonarios, Tite repetiu o recorrente discurso contra o acúmulo de jogos atravessado pelo Timão na temporada.
"Tenho de destacar o desgaste que tivemos. Esse ano tem sido muito duro conosco. A forma atrasada que começamos o ano, os jogadores machucados que temos, o entrosamento que perdemos... Hoje a equipe atuou com menos posse de bola, que costuma ser sua característica, mas soube trabalhar dentro daquilo que o adversário se propôs", analisou o técnico, em entrevista coletiva após a partida.
Quando o Corinthians perdeu por 1 a 0 para o Tijuana, no México, pela terceira rodada da primeira fase, a delegação retornou a São Paulo em uma sexta-feira e precisou jogar no sábado, contra o Ituano, pelo Campeonato Paulista. Na oportunidade, o técnico alvinegro se revoltou com o calendário proposto e disse que faltava bom senso às entidades responsáveis por organizar os campeonatos.
"Jogamos contra o São Paulo no domingo e voltamos hoje. Isso te absorve. Não é só desgaste físico, mas também emocional. Eu sabia que o time ia sentir. Viajamos o tempo todo, é difícil", completou.
A vitória sobre o Millonarios veio justamente após uma alteração na equipe feita pelo técnico Tite: ele sacou da partida o atacante Alexandre Pato, que não se encontrava em campo sem a presença de Paolo Guerrero, para colocar Jorge Henrique. No primeiro lance do qual participou, o baixinho fez bela jogada pela direita e recuou a bola para Danilo, de fora da área, marcar o gol decisivo para a equipe.
O comandante explicou a saída do atacante: sem Guerrero, o Corinthians perdeu o jogador de referência dentro da área, com o qual está acostumado a jogar. Caracterizado pela velocidade, Pato se movimentou no setor ofensivo e chamou a marcação, mas mal recebeu a bola para buscar o jogo. Assim, Tite optou por Jorge Henrique para que ele buscasse o jogo e mantivesse a posse a favor do Timão. O resultado foi o melhor possível.
"Temos de aprender a jogar com a movimentação. Agora estamos acostumados a jogar com um pivô, mas ele é de movimentação. Taticamente, precisávamos de um jogador de retenção, para que toda a equipe pudesse sair para o jogo. Às vezes somos iluminados: falei de colocar o Jorge (Henrique), e na primeira vez que ele tocou na bola, fizemos o gol", explicou.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.