JOVEM PAN PENÃPOLIS

Corinthians tenta primeira virada em mata-mata na era Tite

Esportes

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

O campeão invicto da Taça Libertadores de 2012 vai enfrentar uma situação atípica hoje. Pela primeira vez na era Tite, o Corinthians vai entrar em desvantagem no segundo jogo de um mata-mata de qualquer competição. Após a derrota por 1 a 0 para o Boca Juniors na Argentina, há duas semanas, o Timão terá de enfrentar um rival tradicional, trancado na defesa e pronto para tentar eliminar o atual dono da América no jogo de volta das oitavas de final, hoje, às 21h50, no Pacaembu.
Desde que chegou ao Corinthians, em outubro de 2010, o técnico teve seis séries de mata-matas entre Taça Libertadores e Campeonato Paulista, naquele formato tradicional, com jogos de ida e volta. Nunca perdeu o primeiro jogo, ainda que tenha sido eliminado duas vezes - contra o Deportes Tolima, na Libertadores de 2011, e contra o Santos, na final do estadual do mesmo ano. Depois, em 2012, quatro séries vencedores na competição internacional: Emelec, Vasco, Santos e Boca.
Atualmente, Tite disputa sétima e oitava séries de mata-mata quase que ao mesmo tempo. Contra o Santos, na final do Paulista deste ano, nova vitória no primeiro jogo: 2 a 1. O que mostra que a situação adversa contra o Boca é mesmo uma exceção.
"Claro que é algo diferente, não tivemos essa experiência de sair atrás e correr para fazer o gol. É fundamental ter calma, manter o ritmo, sem querer atropelar tudo de uma vez. Aí não vai dar certo. Temos de estar muito concentrados, porque ainda não vivemos uma situação dessa nesse tempo", afirmou o volante Paulinho.
Como a situação é inédita, o Corinthians se cerca de cuidados para evitar uma eliminação precoce na Libertadores. A concentração foi antecipada para a noite de segunda-feira, e a conversa tem sido mais importante do que os treinos em campo – até porque houve pouco tempo de preparação entre a final contra o Santos e o confronto com o Boca.
"Não tem o que inventar. Tem de trabalhar muito bem a cabeça para fazermos um grande jogo. Temos pouco tempo para treinar, mas a equipe se conhece bastante", analisou Paulinho.
Apesar da desvantagem, o Timão terá o Pacaembu lotado a seu favor para assegurar a classificação para as quartas de final. Nas eliminações para Tolima e Santos, em 2011, a equipe de Tite decidiu fora de casa e perdeu – após empates sem gols dentro de seus domínios.



JOVEM PAN PENÃPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.