Felipão vive dilema entre sobrecarga e entrosamento na montagem de time
Esportes
04/06/2013Apesar de algumas vezes mencionar o pouco tempo que teve e tem para acertar a seleção brasileira antes na estreia na Copa das Confederações, dia 15, Luiz Felipe Scolari também disse estar preocupado com o desgaste de pelo menos dois jogadores com status de titular em sua equipe ideal: Oscar e Fred. Felipão já avisou que estudar dar algum tipo de descanso ao meia do Chelsea e ao atacante do Fluminense, dando a entender que isso pode incluir uma participação reduzida no amistoso do próximo domingo contra a França, em Porto Alegre.
Enquanto Fred se apresentou à seleção com uma fratura nas costelas, frutos dos rigores da marcação sobre ele nos confrontos com o Olímpia, pela Libertadores, Oscar foi um dos jogadores mais utilizados pelo Chelsea e pela seleção na temporada 2012-13 segundo os cálculos de Scolari, o jogo com os ingleses foi o 71º do ex-jogador de Inter-RS e São Paulo no período. "Teremos que tomar algumas providências (com os dois). Precisamos cuidar para que eles tenham boas condições".
No entanto, a redução de ritmo esbarra na necessidade de dar entrosamento ao time que Felipão considera o ideal para o jogo de abertura da Copa, contra o Japão, em Brasília. Ele afirmou que planeja repetir "pelo menos 90%" dos 11 jogadores que começaram a partida, e suas dúvidas parecem ser principalmente no que diz respeito ao setor de contenção do meio de campo. Como ele mesmo admitiu, a formação com Hernanes e Paulinho pode até ter criado oportunidades, mas deixou o Brasil mais exposto aos ingleses no segundo tempo.
"Ficamos muito abertos no segundo tempo, com um posicionamento de que não gosto. Deixamos o adversário dominar, jogar e fazer gols. Mas só fomos começar a montar a equipe no sábado, porque todo mundo chegou na sexta", lamentou o treinador.
Oscar, inclusive, revelou na zona mista do Maracanã que Felipão e ele já tinham conversado sobre a sequência de jogos em 2013. "Isso deve ter motivado minha saída, ele já minha conversando isso comigo e acho que quis me poupar", disse o jogador do Chelsea.
Outro que passa pelo problema é Marcelo, que teve lesões durante a temporada e jogou pouco tanto por Real Madrid quanto a seleção, algo lembrado por Felipão em sua entrevista coletiva. "Tive que colocar Marcelo para ele pegar ritmo".
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.