AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Ex-jogador do Penapolense conserva quadro misterioso

Esportes

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÃCIA

O ex-jogador do Clube Atlético Penapolense, Alfeu Garcia, 75 anos, conserva em excelentes condições um dos exemplares do misterioso quadro que aparece em uma foto próxima ao também ex-jogador Pelé. A foto, com o quadro até então esquecido pelo tempo ganhou notoriedade, em especial aos torcedores do Penapolense quando foi publicada em uma revista oficial do Santos Futebol Clube durante as comemorações do centenário daquele clube.
A foto da revista mostra o rei do futebol deitado em uma cama, aparentemente se recuperando de uma contusão, ao lado de outro jogador, provavelmente Coutinho e, ao fundo, sobre um criado-mudo, o quadro do Clube Atlético Penapolense.
A foto com o quadro misterioso foi reproduzida pela Imprensa local e regional, além de ser amplamente divulgada pelas redes sociais. Mas, como o quadro foi parar em uma foto tendo ao lado o maior jogador de todos os tempos ainda continua um mistério. Segundo Alfeu, que mantém vasto material antigo do Penapolense, dentre eles várias fotos que estão sendo exibidas nas páginas oficiais do Pantera da Noroeste nas redes sociais, o objeto foi preparado pelo ex-presidente da equipe, Antônio Sória com a finalidade de presentear os atletas.
“O presidente era proprietário de uma vidraçaria e decidiu confeccionar o material”, lembra o ex-jogador. Além do presidente, outro diretor da época, Boanerges Gomide, também auxiliou na confecção. O quadro foi aparentemente pintado à mão em uma base de vidro, protegido em sua retaguarda por uma placa de madeira. Como a parte pintada fica protegida pelo vidro e a placa de madeira, tudo leva a crer que o artista da época tenha produzido o material com as imagens invertidas. “Fomos campeões em 1959 (não se recorda com precisão, podendo o ano ser 1958) de uma competição regional e recebemos o quadro para recordação”, recorda Alfeu.
Segundo o ex-jogador, na época a equipe ainda era amadora e somente alguns anos depois se profissionalizou. “Era na verdade um semi-profissionalismo, bem diferente do que observamos atualmente”, ressaltou.
A subida meteórica do time nos últimos anos, que culminou na disputa da elite do Paulistão deste ano e uma vaga no Brasileirão da Série D emociona do ex-jogador. “Que maravilha poder ter presenciado este momento mágico. Eu que acompanhei a trajetória do time desde praticamente sua fundação fui presenteado com esta campanha fantástica. Não tenho palavras para expressar tanta emoção”, finalizou.  Graças à preocupação de Alfeu em guardar as fotos e materiais da época, atualmente é possível manter um acervo com as imagens do passado glorioso da equipe. (AI/CAP)



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.