De olho na Copa do Brasil, Timão mira ´gordura´ no Campeonato Brasileiro
Esportes
06/08/2013O Campeonato Brasileiro é a quarta competição que o Corinthians disputa nesta temporada. Em 2013, o Timão já conquistou o Paulistão e a Recopa Sul-Americana, e acabou eliminado nas oitavas de final da Taça Libertadores da América. No momento, a competição nacional é o único compromisso dos alvinegros. Por pouco tempo: hoje, haverá o sorteio do chaveamento da Copa do Brasil, cujas oitavas de final serão disputadas no fim de agosto.Por ter disputado a Libertadores, o Corinthians entra na Copa do Brasil diretamente nas oitavas, que representam a quarta fase da competição. Até sua estreia, o Timão terá uma série de jogos em sequência pelo Brasileirão, no esquema quarta e domingo. Embalado pelas vitórias sobre Grêmio e Criciúma, a equipe terá o desafio de manter o ritmo e continuar próximo da ponta mesmo com o foco dividido.
A preocupação do técnico Tite já é evidente. O objetivo inicial dos alvinegros para o segundo semestre é conquistar novamente o direito de disputar a Libertadores em 2014. A vaga pode vir de duas formas: com o título da Copa do Brasil ou com o posicionamento entre os quatro primeiros do Brasileirão. Após conquistar dois dos três campeonatos disputados neste ano, a missão é saber dosar a atenção.
"É um desafio nosso. Pode atrapalhar", resumiu Tite.
A cobrança pelo fim da instabilidade no Brasileirão incomodou o treinador. Após alguns tropeços de sua equipe, principalmente em casa, onde o Corinthians tem duas vitórias, três empates e uma derrota, Tite deixou claro: o desgaste físico do elenco é uma realidade, e é preciso saber lidar ao escolher a formação principal, já que lesões podem atrapalhar.
"Eu tenho de ser realista. Não gosto de otimismo ou pessimismo. Vai jogar um Campeonato Brasileiro, tendo uma Recopa no meio com dois clássicos contra o São Paulo. Aí você ganha as duas e quer mais o que? Eu tenho de compreender o lado humano. Não dá para exigir que os jogadores mantenham 11 jogos de alto nível, com grau de exigência, e um campeonato à parte", argumentou.
O Corinthians volta a campo amanhã, às 21h50 (horário de Brasília), no clássico contra o Santos, na Vila Belmiro. Se vencer, o Timão pode enfim chegar ao G-4 do Campeonato Brasileiro e se aproximar dos líderes. Atual sétimo colocado, com 17 pontos, o Alvinegro está a cinco do líder Botafogo, que tem 23.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.