FPF define hoje a fórmula do Paulistão 2014
Esportes
30/10/2013O presidente do Clube Atlético Penapolense, o médico Nilso Moreira, irá acompanhar hoje o encontro entre os dirigentes de equipes que integram a elite do futebol de São Paulo e da Federação Paulista de Futebol, promotora do evento, que definirá o formato de disputa do Paulistão do próximo ano. O Conselho Arbitral está marcado para iniciar às 11h, em São Paulo e provavelmente já será conhecida à tabela.
Apesar de a entidade apresentar uma fórmula diferente dos últimos, onde as 20 equipes integrantes da elite do futebol de São Paulo seriam divididas em quatro grupos, o modelo ainda não está confirmado e está recebendo a pressão de alguns dirigentes de equipes.
O motivo da alteração está ligado à realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil no ano que vem o que tornou escassas as datas disponíveis para os demais campeonatos regionais.
Nas disputas deste ano ocorreram 23 datas e, para o próximo certame serão apenas 19 disponíveis. Uma das opções seria a disputa ocorrer de forma parecida com o Brasileirão, mas em turno único, o que daria 19 jogos para cada equipe.
Neste caso todos se enfrentariam e o time que ao final da última rodada estivesse na liderança seria declarado campeão, enquanto que os quatro últimos rebaixados para a Série A2.
Com a nova fórmula proposta pela Federação, as equipes farão 15 jogos na primeira fase e, o Penapolense, em razão da classificação na campanha deste ano, faria oito partidas em casa e sete fora.
O campeonato terá início em janeiro, provavelmente no dia 18 e, caso a proposta inicial seja aprovada as equipes serão divididas para sorteio em quatro potes nesta sequência.
Divisão dos Potes
Pote 1 - Os Grandes
Corinthians
São Paulo
Palmeiras
Santos
Pote 2 - De 1.º a 4º do Interior
Mogi Mirim
Ponte Preta
Botafogo
Penapolense
Pote 3 - de 5.º a 8º do Interior
Linense
XV de Piracicaba
Bragantino
São Bernardo
Pote 4 - de 9.º a 12.º do Interior
Paulista
Ituano
Atlético Sorocaba
Oeste
Pote 5 - Vieram da Série A2
Portuguesa
Comercial
Rio Claro
Grêmio Osasco / Audax
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.