BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Sorteio da Copa será ponto de partida de expedição das seleções pelo Brasil

Esportes

BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Meio da Notícia

O Sorteio Final da Copa do Mundo, que será realizado hoje, às 14h, servirá de ponto de partida para uma verdadeira expedição das 32 seleções classificadas pelo Brasil. A grande maioria delas já reservou os locais onde ficarão concentradas durante a competição, no ano que vem. Porém, a definição das cidades em que vão jogar poderá promover alterações na programação. No evento mais importante da semana tomada de reuniões e seminários da Fifa no complexo da Costa do Sauípe, todas as equipes saberão seus itinerários na primeira fase do Mundial. Por enquanto, só o Brasil, garantido como cabeça de chave do Grupo A, sabe onde vai atuar: estreia em São Paulo, depois joga em Fortaleza e Brasília.
A seleção brasileira já confirmou que fará toda sua preparação na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Eles só irão para as cidades dos jogos um ou dois dias antes, e voltarão em seguida para a sede da CBF.
Desde o dia 29 de outubro, quando o Comitê Organizador Local divulgou o catálogo final com 83 opções para que as seleções optassem por um conjunto de campo de treino e hospedagem, elas já podem fazer reservas por meio de um sistema da Fifa, restrito às confederações. A Argentina, por exemplo, anunciou a escolha de ficar na Cidade do Galo, do Atlético-MG.
Outras seleções já definiram ou reservaram seus locais. Inglaterra e Holanda estarão no Rio de Janeiro, os Estados Unidos no CT do São Paulo, na capital paulista. Os franceses optaram por Ribeirão Preto, cidade de altas temperaturas no interior de São Paulo. Já Rússia e Costa Rica preferiram o frio da região Sul, enquanto o Japão está pendente para ficar em Maceió. O Chile deverá ser vizinho da Argentina, já que reservou a Toca da Raposa, do Cruzeiro.
A partir do fim de semana, no entanto, com suas posições geográficas definidas na primeira fase da Copa, as delegações irão estudar a logística e viajar pelo país a fim de confirmarem ou mudarem os locais previamente escolhidos.
Os treinadores são peças-chave nesse processo. Os 32 estarão presentes no Sorteio Final. Todas as seleções estarão acompanhadas por representantes da Fifa em suas excursões pelo país. A avaliação prévia é de que quem escolheu regiões mais centralizadas, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais, dificilmente mudará o local, independentemente do que apontem as bolinhas.
Por outro lado, se alguma seleção inicialmente optou por locais mais quentes, sobretudo o Nordeste, mas o Sorteio Final apontar a ela partidas em cidades frias, é provável que haja alterações. Vale também para o contrário.
Só que os “hermanos” só vão jogar em Belo Horizonte caso fiquem nos grupos C, F ou H. A equipe é uma das cabeças de chave da Copa. Caso tenha sorte, não precisará de maiores deslocamentos.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.