Felipão detalha planejamento para 2014 e elogia evolução de Neymar
Esportes
15/12/2013A comissão técnica da seleção brasileira esteve presente no Fórum Internacional do Futebol (Footecon). Juntos, mostraram como está sendo idealizado o trabalho de planejamento visando a Copa do Mundo de 2014. Luiz Felipe Scolari, Carlos Alberto Parreira e Flavio Murtosa apresentaram, durante a palestra mediada por Galvão Bueno, questões como análise de desempenho, treinos e concentração na Granja Comary durante o Mundial, entrosamento da comissão técnica, David Luiz na reserva do Chelsea e a situação de Fred, Neymar e Lucas na Seleção. O técnico Luiz Felipe Scolari abriu a palestra esclarecendo como se deu o início do trabalho. Felipão também revelou um pedido por adversários qualificados nos amistosos. Dentre os jogos sob seu comando, o Brasil enfrentou seleções como Inglaterra duas vezes, a França, a Itália, a Rússia, a Suíça e o Chile.
Dia 19 de dezembro de 2012, entregamos à CBF o documento com o trabalho que imaginamos até o final do Mundial 2014. Nosso objetivo é conquistar a Copa do Mundo. Algumas pessoas ficam duvidando da nossa palavra, de que vamos ser campeões. Jogando no Brasil, não existe pensarmos em outra hipótese. Temos que assumir essa postura. Durante a preparação, sugerimos à Confederação Brasileira de Futebol que solicitasse à entidade que organiza os amistosos que tivéssemos adversários de bom nível, para que adquiríssimos uma boa base, afirmou Felipão.
Na sequência, Felipão fez questão de falar sobre um sistema informatizado que oferece detalhes técnicos dos adversários do Brasil. O treinador também elogiou a Granja Comary e assegurou que todo o trabalho de treinamento será feito no centro de treinamento, em Teresópolis. Perguntado por Galvão Bueno sobre a temperatura da cidade, interior do Rio de Janeiro, Luiz Felipe Scolari respondeu que o frio é melhor que o calor para os trabalhos físicos.
Temos o setor de análise e desempenho, que analisa jogadores, jogos e detalhes que nós queríamos ter a nossa disposição para conhecer nossos adversários. Está fácil trabalhar na Seleção, nós temos todos os dados - esclareceu Felipão, para logo em seguida falar sobre o espaço físico do trabalho. A Granja Comary é o nosso lugar ideal de trabalho. Está em processo final de reforma. Lá, os jogadores terão conforto e ficarão a vontade para receber visitas. Não vou proibir nada, mas tudo acontecerá dentro do programado.
Já em um momento final da palestra, Felipão e Parreira responderam sobre a relação individual com os jogadores, em especial Fred e Neymar. Luiz Felipe Scolari revelou os pedidos que fez ao atacante do Fluminense e se mostrou otimista ao abordar a evolução do jogador do Barcelona.
Pedimos ao Fred para ocupar um espaço, para que o Neymar pudesse fazer alguma coisa. Ele fez isso muitas vezes, por isso cresceu muito na Seleção. Ele entendeu. Não foi difícil, ele tem condições para isso. Não é uma característica dele, ele se doou ao grupo. E o Neymar é o jogador que mais rouba bola na seleção brasileira. É uma característica que está sendo implementada por nós da Seleção, que foi acrescentada pelos técnicos do Santos e muito mais pelo Muricy.
Carlos Alberto Parreira foi outro a revelar conversar pessoais com os jogadores, e destacou um bate-papo com o meia Lucas, do PSG.
Tive uma conversa pessoalmente com o Fred e outra com o Lucas, que passou um momento difícil. Passei uns conselhos a ele. Jogador aceita bem isso, cara a cara, olho no olho, transparência, sinceridade, buscando o melhor para o desempenho deles na seleção brasileira, explicou Parreira.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.