Com novo camisa 10, Timão confia em tática renovada para reagir
Esportes
19/02/2014O técnico Mano Menezes parece ter encontrado o esquema tático ideal para o Corinthians neste início de temporada. Após sete rodadas testando diversas formações e utilizando todas as peças à disposição no elenco, o comandante gostou do que viu no empate por 1 a 1 contra o Palmeiras, no último domingo, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. Com Jadson como novo camisa 10 e três volantes posicionados no meio-campo, o Timão evoluiu, passou a criar mais e deu trabalho ao adversário. Um esquema que deverá ser aprimorado para a sequência de 2014.
Com a queda de produção de Douglas, negociado com o Vasco, e Danilo, cujo contrato se encerra no meio da temporada, o Corinthians não conseguia encontrar um armador. Até o jovem Zé Paulo, promovido das categorias de base, acabou testado. A boa entrada de Bruno Henrique (outro recém contratado) e a forma física surpreendente de Jadson renovaram a esperança de Mano.
O Corinthians não vence desde a segunda rodada. Após bater o Paulista de Jundiaí, por 1 a 0, no dia 22 de janeiro, a equipe acumulou quatro derrotas e dois empates. A intenção de Mano Menezes agora é dar entrosamento aos titulares e buscar a reabilitação nas sete partidas que faltam: quatro em casa, três fora. O novo esquema tático foi aprovado pelos jogadores.
"O posicionamento com três volantes dá mais segurança e liberdade para eu, Romarinho e Guerrero trabalharmos no ataque. Contra o Palmeiras, fizemos um bom jogo, mas ainda temos de melhorar. Isso vem com o tempo.
Quando todos entenderem a mentalidade do Mano, temos tudo para crescer", opinou Jadson.
Além do camisa 10, quem também ganhou liberdade no novo esquema foi o volante Guilherme. Suspenso para o jogo contra o Oeste de Itápolis, hoje, às 22h (horário de Brasília), em São José do Rio Preto, o atleta chegou constantemente ao ataque no clássico.
O último esquema consolidado no Corinthians havia sido o 4-2-3-1 de Tite. No comando da equipe entre 2010 e 2013, o treinador conquistou cinco títulos no clube, mas admitiu que, com o passar do tempo, a tática perdeu força, já que os adversários passaram a aprender como neutralizá-la. Em nenhum momento desde que chegou ao Timão, no início da temporada, Mano cogitou repetir a escolha do ex-técnico.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.