Profissional dará suporte psicológico aos atletas
Esportes
10/06/2015Os atletas do Clube Atlético Penapolense, tanto os da base como os profissionais já estão contando com um aliado fora das quatro linhas do gramado. Trata-se do suporte psicológico supervisionado pelo psicólogo Júlio César Santos Ribeiro, que iniciou recentemente seu trabalho no clube.
Conforme destacou o responsável, o início se deu pela base, mas agora com a formação do elenco para a disputa da Copa Paulista os atletas profissionais também contarão com este apoio psicológico. No último sábado os jogadores profissionais já puderam participar de um encontro coletivo ocorrido no salão de convenções do Centro de Treinamento.
A função principal do psicólogo é de trabalhar com o emocional de cada envolvido, auxiliando cada um deles em um trabalho realizado fora das quatro linhas do gramado, destacou Júlio.
Pelo seu plano de trabalho, uma das funções será de traçar o perfil individual de cada atleta, descobrindo quem tem a aptidão de ser o líder, quem são os mais comunicativos e também os mais retraídos. Através deste estudo, a ser repassado à comissão técnica, será mais fácil ao treinador saber a forma de lidar com cada um deles, observou o psicólogo.
Cada jogador, seja da base ou do profissional, terá um histórico, o que irá auxiliar no trabalho do dia-a-dia. O relatório conterá dados do coletivo, bem como individual, cujos registros serão colhidos em entrevistas individuais e com testes.
Com estes dados em mãos será possível trabalhar melhor, dentre várias situações, com a ansiedade que as partidas mais importantes apresentam. O grupo sofreu um golpe com o rebaixamento para a Série A2 e uma das funções deste trabalho será de não deixar que esta situação interfira nos planejamentos futuros. O que passou, passou, destacou Júlio.
O trabalho, baseado em dados científicos, é um dos esforços que a diretoria já está desenvolvendo nos planejamentos de realizar um bom campeonato no próximo ano tendo como meta o retorno à elite do Paulistão.
Assessoria de Imprensa-Silas Reche/Júnior Reche
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.