2ª etapa da Superliga de Biribol reúne 18 equipes em Araçatuba
Esportes
A competição terá dez times masculinos e oito femininos formados por atletas de várias regiões
Da Redação 12/11/2019Nos próximos dias 23 e 24 de novembro, a cidade de Araçatuba vai sediar a 2ª Etapa da Superliga de Biribol, evento que reunirá atletas de várias regiões do País, integrantes de dezoito equipes, sendo dez times masculinos e oito femininos.
A competição ocorrerá no Conjunto Aquático Municipal de Araçatuba, anexo ao Ginásio Municipal de Esportes Plácido Rocha, com portões abertos, e os vencedores ganharão troféus e medalhas.
O evento é organizado pela CNBI (Confederação Nacional de Biribol) e FBESP (Federação de Biribol do Estado de São Paulo). A 1ª Etapa da Superliga aconteceu em agosto em Goiânia (GO) e a 3ª está agendada para 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2020, em Caraguatatuba, litoral de São Paulo.
RECONHECIMENTO
A etapa de Araçatuba acontece num momento importante para o biribol brasileiro, esporte que recentemente foi certificado pela Secretaria Especial do Esporte, órgão ligado ao Ministério da Cidadania do Governo Federal.
Segundo o presidente da CNBI, Fabiano de Souza Oliveira, trata-se de um pleito antigo da categoria, que é tornar o biribol reconhecido como uma modalidade esportiva. “Vencemos esta etapa, agora continuaremos difundindo os benefícios da prática do biribol para a saúde, atraindo, cada vez mais, mais e mais atletas”, destacou.
MODALIDADE
Variante do voleibol, o biribol foi criado na cidade de Birigui, na década de 1960, pelo professor Dario Miguel Pedro. O esporte é muito praticado na região e está sendo difundido para várias cidades brasileiras.
Segundo o presidente da CNBI, o último senso realizado mostrou que os atletas da modalidade passam de 1.000. Porém, pelo menos 200 pessoas informaram não conhecer e nunca ter ouvido falar em biribol.
AMADOR
Para as equipes amadoras de Biribol, a Confederação Nacional de Biribol realizará em 30 de novembro e 1º de dezembro, a 1ª Copa Paulista de Biribol Amador, nas categorias feminina e masculina.
A competição também será realizada no Conjunto Aquático de Araçatuba. As equipes interessadas em participar devem acessar o site www.abre.ai/amador e fazer a inscrição, indicando o nome dos atletas que comporão os times.
A taxa por equipe é de R$ 150 e são esperadas pelo menos 28 equipes para a competição, que garantirá à equipe vencedora uma vaga na Superliga. (*) Com informações do site Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.