460 condutores da microrregião ainda não renovaram a CNH, alerta Detran
Cidade
Motoristas quer tiveram documento vencido devem regularizar até dia 30
Ivan Ambrósio 19/12/2021Mais de 400 condutores na microrregião estão com as CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) vencidas entre março e abril de 2020. O levantamento foi feito pelo Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito), que ainda alertou que o documento deve ser renovado até o dia 30 deste mês, conforme deliberação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Conforme os dados, Penápolis lidera a lista com 383 motoristas que precisam regularizar a pendência, seguido por Barbosa, com 30. Avanhandava vem na sequência com 29 e Alto Alegre com 11. Braúna fecha a lista com sete condutores que estão com a CNH vencida, o que totalizou 460. Em todo o Estado, há 185 mil cidadãos com as habilitações expiradas.
Em caso de fiscalização, se o motorista não renovar o documento no prazo correto, dirigir com CNH vencida é uma infração gravíssima, de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A multa para esse tipo de penalidade é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira. A renovação pode ser feita de forma online pelo portal do Detran (detran.sp.gov.br), Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br) ou pelo app ou do Poupatempo digital.
Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário, como suspensão ou cassação do documento. Se optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo no posto que deseja ser atendido. Quem for renovar nas categorias C, D ou E, o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.
Já o condutor das CNHs A e B, é preciso selecionar data e hora para exame médico. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico. Após isso, deve-se pagar a taxa de emissão do documento no valor de R$ 107, que inclui o envio pelos Correios. A CNH no formato digital, que é válido em todo o país, é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.
ALTA
Entre janeiro e setembro deste ano, houve um crescimento de 98% na quantidade de renovações de CNHs no Estado de São Paulo, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 2.501.008 milhões de habilitações renovadas nos nove primeiros meses de 2021, contra 1.263.048 milhão no mesmo período de 2020. Com a ampliação dos serviços digitais do Detran, hoje 60% das renovações são feitas sem a necessidade do motorista comparecer presencialmente a uma unidade de atendimento.
Em 2020, somente 27,4% desses procedimentos eram efetuados pelos canais eletrônicos. Além do serviço de renovação, o Detran disponibiliza mais de 76 opções de serviços eletrônicos, sendo segunda via da CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas e de pontuação na habilitação, indicação de condutor, inclusão de exercício de atividade remunerada, adição e mudança de categoria da habilitação, entre outros.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.