4º Festival Internacional de Arte Naif acontece no Museu do Sol
Cidade
Evento inicia na quinta-feira (22), com a exposição de trabalhos premiados
Da Redação 20/09/2022Após Guarabira (PB) receber o 4º Festival Internacional de Arte Naif, o evento chega agora ao Museu do Sol de Penápolis, a partir de quinta-feira (22), com a exposição de diversos trabalhos premiados. O público terá a oportunidade de conhecer obras de renomados artistas brasileiros e do exterior, que foram expostos com grande sucesso na primeira etapa do roteiro.
Assim como ocorreu em anos anteriores, os artistas passaram por um processo seletivo dentro do tema proposto e avaliados pela comissão de curadores da estética Naif. Na atualidade, segundo o diretor do Museu do Sol, Beto Fernandes, a temática está na “Semana de Arte Moderna de 1922”, que completa 100 anos em 2022, quando os artistas estão bem críticos e focam seus trabalhos em fatos políticos do momento.
“Vemos trabalhos com o artista mostrando as queimadas, o desmatamento, entre outras focando a arte como fato político”, observou. Ele também destacou que a exposição em Penápolis faz com que o Museu do Sol e suas obras sejam divulgadas para o Brasil e exterior, pois, em se tratando de um espaço único na América do Sul para divulgação da arte Naif, muitos ainda não o conhecem.
“Isso nos engrandece muito. Reforço o convite para que todos venham conhecer e acompanhar essa exposição, que recebe artistas de várias regiões do país, como Brasília (DF), Campo Grande (MS), Batatais (SP) e Paraíba. Esperamos que Penápolis, o museu e essa exposição, possam se destacar ainda mais”, ressaltou.
Estarão em exposição os trabalhos de autores de vários Estados do Brasil em pintura, gravura e desenho, o que mostra a diversidade do Fian (Festival Internacional de Arte Naif). A direção do museu, como já aconteceu em exposições anteriores, pretende colocar à disposição da comunidade um sistema de agendamento para grupos pertencentes a instituições de ensino, agências de turismo, órgãos públicos e entidades que tenham interesse em conhecer as obras expostas.
O Fian é uma realização do Museu do Sol e Funarpe, em parceria com o Ateliê Adriano Dias e apoio da Prefeitura, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
SALA
Durante a exposição, haverá uma sala especial, em homenagem ao idealizador do Museu Internacional de Arte Naif, o francês Lucien Finkelstein, espaço que funcionou no Cosme Velho, zona sul do Rio de Janeiro, uma casa tombada que já serviu de ateliê para o pintor Eliseu Visconti (autor das pinturas do Teatro Municipal do Rio).
Hoje está fechado por falta de recursos para sua manutenção, mas seu acervo já foi composto por quase 10 mil quadros de artistas de cerca de 130 países, o tornou o maior do mundo. A exposição será aberta para visitação até 21 de novembro.
O endereço do museu é na avenida Rui Barbosa, 798, região do Mercadão Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3652-0590. O espaço, primeiro museu de Arte Naïf da América Latina, foi fundado pela artista Iracema Arditi em 1972, em São Paulo, e transferido para Penápolis em 1978. Ele é destinado a documentar, preservar e promover exclusivamente a arte primitiva. (*) Com informações da A/I do Museu do Sol
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.