Abertas inscrições para palestra online em comemoração ao Dia da Água
Cidade
Palestra começará às 19h e os inscritos receberão, com antecedência, link para participar
Da Redação 07/03/2021O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado promovem, no próximo dia 22, uma palestra online em comemoração ao Dia Mundial da Água e o Dia Municipal do Ribeirão Lajeado. As inscrições para participar já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site da autarquia (www.daep.com.br).
Por conta da pandemia do coronavírus, este ano não haverá evento presencial envolvendo a comunidade, como em anos anteriores. A palestra começará às 19h e os inscritos receberão com antecedência o link para participar. O tema é “Rios do Brasil – O que podemos fazer para preservar”. A palestrante convidada para discorrer sobre o tema é Hebe Sol, Professora Mestre em Regulação e Gestão de Recursos Hídricos pela Universidade do Estado do Amazonas.
Hebe é também analista em Geociências na CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), historiadora e renomada artista plástica em toda região amazônica, muito conhecida principalmente por suas obras retratarem temas relacionados à preservação do meio ambiente, influência de sua vivência junto ao Rio Negro.
O objetivo desta iniciativa é criar condições para uma reflexão cuidadosa a respeito da preservação de mananciais. “A expectativa é de que a comunidade participe em grande número, aproveitando a oportunidade de ouvir uma profissional experiente nos falar tanto sobre sua vivência às margens do Rio Negro, no Amazonas, quanto a respeito de seus estudos sobre o assunto”, comentou o presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega.
“As implicações referentes à preservação dos rios serão abordadas com amplo conhecimento. Vale a pena participar desta iniciativa”, convidou ele. O evento é realizado pela Prefeitura, Daep e Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, com apoio do Executivo de Alto Alegre e de Barbosa.
PALESTRANTE
Hebe Sol é o nome artístico de Hebe Souza de Oliveira, de 39 anos, natural de Manacapuru, no Amazonas. Tem graduação em Ciências Contábeis, Artes Visuais e História. É especialista em Administração, Finanças Empresariais e Negócios, além de outra especialização em Ensino de Arte e História.
Também é mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela Universidade do Estado do Amazonas. Desde 2010, é analista em Geociências no Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e também é professora de Artes na rede estadual de ensino.
A palestrante ainda se destaca como artista, tendo participado de diversas exposições artísticas em eventos nacionais e internacionais. Os principais temas de sua arte são questões ambientais e sociais, tendo como pano de fundo a Amazônia. Atualmente, concilia o trabalho formal com sua vida de artista. Em 2019 e 2020, fez uma exposição individual itinerante intitulada “Manaus e o Rio Negro”.
A exposição abordou educação ambiental e o uso sustentável de recursos hídricos na capital do Amazonas. Essa exposição teve mais 3,5 mil visitantes mas, devido à pandemia, foi encerrada antecipadamente.
Dentre os principais eventos e premiações, pode-se destacar participações na Bienal Naifs do Brasil, do SESC de Piracicaba/SP (2016 e 2020); Menção Especial na Binaif de Socorro (2019 e 2017); Menção Honrosa na Mostra Nacional de Arte Naif do Estado de São Paulo (2019); Fian de Guarabira - PB (2019); Bienal de Florença na Itália (2017); Artprize, Grand Rapids, Michigan, EUA (2015); e duas Medalhas de Ouro em salões da Sociedade Brasileira de Belas Artes, Rio de Janeiro/RJ (2017 e 2015). (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.