Adolescente que se envolveu em acidente de moto morre na Santa Casa de Araçatuba
Polícia
Ele estava internado na UTI do hospital desde 25 de dezembro e teve os órgãos doados
Ivan Ambrósio 04/01/2021Moisés Camanho, de 14 anos, morreu no sábado (2), na Santa Casa de Araçatuba. Ele estava internado desde 25 de dezembro, após se envolver em um acidente de moto em uma estrada em Alto Alegre. O boletim de ocorrência comunicando o óbito foi registrado pelo pai do adolescente, um agricultor, de 47, na madrugada desta segunda-feira (4), já que a família autorizou a doação dos órgãos.
Ele contou que o garoto conduzia uma Titan, sem placa, usada apenas para locomoção dentro da propriedade, que fica no quilômetro 2 da estrada municipal Marino Cervigne, no bairro Ribeirão Grande, por uma via de terra, tendo na garupa a namorada do irmão. Ambos estavam sem capacetes quando, por motivos a serem apurados, Camanho perdeu o controle da direção, atingindo uma cerca e batendo a cabeça contra um dos pilares de madeira.
A jovem, que teve ferimentos pelo corpo, foi até o sítio buscar ajuda. O adolescente, segundo o pai, estava consciente, mas não conseguia falar o que ocorreu. Ele foi levado ao hospital de Alto Alegre e, após receber os primeiros atendimentos médicos, conduzido ao pronto-socorro de Penápolis.
UTI
Devido à gravidade, o garoto foi encaminhado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Araçatuba com TCE (Traumatismo Cranioencefálico) em estado grave, onde passou por cirurgia, mas não resistiu e veio a óbito. A captação dos órgãos do adolescente terminou no final da madrugada.
Foram coletados fígado, válvulas cardíacas, rins e córneas pela equipe do HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto e serão direcionados pela Central de Órgãos a pacientes compatíveis que estão na fila de espera, num total de cinco pessoas. O aproveitamento das válvulas do coração captadas beneficiará até quatro pacientes que sofrem de insuficiência cardíaca.
Trata-se de uma nova modalidade realizada em parceria entre o HB e o Banco de Tecidos Humanos de Curitiba. No ano passado, a Cihdott (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Araçatuba registrou 14 captações.
Após o procedimento, o corpo foi levado ao IML (Instituto Médico Legal), onde passou por exame necroscópico e liberado aos familiares para velório e sepultamento. A escola estadual Expedicionário Diogo Garcia Martins, onde a vítima estudava, manifestou pesar pelas redes sociais. A Polícia Civil instaurará inquérito para apurar o caso.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.