BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Adolescente recebe equivocadamente vacina Coronavac no lugar da Pfizer

Cidade

O fato ocorreu na Macro-II (Postão de Saúde), na manhã de terça-feira (14), mas só observado pela própria equipe da unidade no dia seguinte

Documento Técnico orienta que se algum adolescente receber de forma inadvertida a vacina Covid-19, quando chegar a data da segunda dose, será aplicada uma dose de Pfizer para completar o esquema vacinal

Documento Técnico orienta que se algum adolescente receber de forma inadvertida a vacina Covid-19, quando chegar a data da segunda dose, será aplicada uma dose de Pfizer para completar o esquema vacinal. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

JOVEM PAN PENÁPOLIS

De maneira equivocada, uma adolescente de 13 anos, moradora da região central de Penápolis, foi vacinada na 1ª dose com o imunizante da Coronavac, quando a recomendação (e autorização) da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é para aplicar a vacina da Pfizer, nos menores da faixa etária de 12 a 17 anos.

O fato ocorreu na Macro-II (Postão de Saúde), na manhã de terça-feira (14), mas só observado pela própria equipe da unidade no dia seguinte, quando entraram em contato com a mãe da adolescente. Ela confirmou o registro no cartão de vacina da filha que foi ministrada a Coronavac, constando no documento a anotação do lote e a data do retorno para o complemento com a 2ª dose, agendada para 12 de outubro. Na data, ela receberá a vacina da Pfizer, conforme já adiantado pela equipe de saúde da Prefeitura. Não será desconsiderada a 1ª dose recebida equivocamente.

Em nota a Secretaria Municipal de Saúde disse que “eventos adversos como equívoco de imunização podem acontecer e inclusive, estão previstos no Documento Técnico da Campanha de Vacinação”.

De acordo com a mãe da menor, uma diarista de 43 anos, no dia da vacinação, ocorrida por agendamento por volta das 10h30, ao chegar em casa, a adolescente teria ficado sonolenta e com calafrios. Algo que não é comum na rotina da menor. Ainda conforme a mãe, ela dormiu a tarde toda. Fora isso, não tem apresentado nenhum outro sintoma.

Quando do recebimento da vacina, ninguém percebeu o equívoco na troca do imunizante. Ainda conforme a mãe, no dia seguinte, quando recebeu o telefonema da enfermeira da Macro-II perguntando sobre a vacina e indagando qual o imunizante aplicado. A enfermeira, após a confirmação que foi Coronavac, agradeceu e desligou. Foi quando a mãe passou a se preocupar com o episódio e as possíveis reações na filha.

Nesta quinta-feira (16), com repercussões na imprensa, no início da tarde a enfermeira do Postão foi pessoalmente até a casa da família, na avenida Rui Barbosa. Em conversas admitiu o erro, mas tranquilizou que não haveria reações adversas. Porém orientou para que a adolescente ficasse sob observação e havendo qualquer sintoma diferente que fosse encaminhada a um médico.

Além da adolescente de 13 anos, a diarista tem outros dois filhos, uma jovem de 18 anos e um outro menor com 11 anos. Ela e a mais velha já foram imunizadas com as duas doses da Coronavac e não tiveram nenhuma reação.


EQUIVOCO

Por meio da Secretaria de Comunicação Social, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu a seguinte nota:

“Com relação à aplicação da vacina Coronavac em adolescente, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o imunizante indicado para as pessoas menores de 18 anos é o da Pfizer. Entretanto, eventos adversos como equívoco de imunização podem acontecer e inclusive, estão previstos no Documento Técnico da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19, emitido pelo Governo do Estado. De acordo com esse documento, se algum adolescente receber de forma inadvertida a vacina Covid-19, quando chegar a data da segunda dose, será aplicada uma dose de Pfizer para completar o esquema vacinal. Apesar do equívoco, essas doses não serão desconsideradas.

A Secretaria de Saúde ressalta que os eventos adversos são notificados e acompanhados, seguindo as diretrizes do Documento Técnico. Além disso, as equipes da vacinação são constantemente orientadas para que não ocorra equívocos de imunização.”



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.